Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mariana Mortágua. PSD quer evitar assumir responsabilidades políticas no caso dos "offshore"

26 fev, 2017 - 21:09

Lembra a deputada bloquista que Núncio "tinha uma ministra das Finanças ou um ministro das Finanças que eram responsáveis por aquilo que o secretário de Estado fazia.

A+ / A-

A deputada do Bloco de Esquerda Mariana Mortágua afirma que o PSD quer evitar assumir responsabilidades políticas, ao propor que a publicação de transferências financeiras para paraísos fiscais deixe de depender do Governo.

O PSD anunciou que vai avançar com uma iniciativa legislativa para que a publicação obrigatória das transferências para 'offshore' deixe de depender da autorização do Governo.

"Isso são tudo formas de agora não acatar responsabilidades que têm que ser acatadas", afirmou Mariana Mortágua, em declarações à agência Lusa.

Transferências de dinheiro para paraísos fiscais concretizadas entre 2011 e 2014, durante a governação PSD/CDS, sem qualquer controlo estatístico por parte da Autoridade Tributária e Aduaneira, como a lei obriga, levaram os partidos com assento parlamentar a solicitar uma audição urgente do actual e do anterior secretário de Estado dos Assuntos Fiscais.

O antigo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais Paulo Núncio veio no sábado "publicamente reconhecer a responsabilidade política pela decisão da não publicação das estatísticas sobre as transferências realizadas para território 'offshore'" entre 2011 e 2014, mas salientou que o mais importante agora é saber se o erário público foi prejudicado com esta situação.

"Há responsabilidades políticas neste caso. Paulo Núncio assumiu as suas", reconheceu a deputada do Bloco de Esquerda, ressalvando que o ex-governante "tinha uma ministra das Finanças ou um ministro das Finanças que eram responsáveis por aquilo que o secretário de Estado fazia e é preciso compreender aqui quais são as responsabilidades do Ministério das Finanças ao não querer a publicação".

Mariana Mortágua considerou que "o PSD não pode de repente vir dizer que o assunto se resolve tirando a responsabilidade de publicação do Governo porque a pergunta mantém-se: porque é que Paulo Núncio não quis a publicação das estatísticas e porque há 10 mil milhões que não foram sequer alvo de fiscalização?"

Quanto à proposta social-democrata, a parlamentar afirmou que o Bloco já tem uma proposta em discussão na especialidade para alargar o âmbito da publicação das transferências de dinheiro para lugares onde não se paga imposto.

"Não me parece que esta saída do PSD, neste caso, faça muito sentido", afirmou, lembrando que "o Bloco de Esquerda propôs no passado que se proibissem estas transferências e o PSD votou contra".

Mariana Mortágua garantiu que o seu partido vai continuar a dar atenção a este assunto, em que "10 mil milhões foram transferidos para 'offshores' sem fiscalização, ao mesmo tempo que havia uma autoridade tributária e um Governo que esmifravam os pequenos contribuintes, com perseguição fiscal a quem falhava um pequeno pagamento ou quem vivia do seu trabalho".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos Rocha
    03 mar, 2017 Porto 19:12
    Mas afinal o que é o caso dos "offshores"?....Houve alguma ilegalidade?.... Houve alguma fuga ao fisco?....Houve alguma fraude?....Ou foi apenas uma falha num processo burocrático ainda que com alguma importancia?....Como quem diz "uma montanha que pariu um rato!... Afinal por que é que o governo da "geringonça/PS/PCP/BE" se recusa divulgar agora, já que possui todos os dados que é importante conhecer-se....QUEM transferiu?...., QUANTO transferiu?....para ONDE transferiu?.... e para QUEM foi tranferido?....
  • Deolindo
    01 mar, 2017 20:42
    Como é que é possivel as pessoas defenderem offshores (paraísos fiscais) quando se trata de possíveis fugas a impostos o que faz que sejam sempre os mesmos a pagar ainda mais impostos.
  • Viriato à Pedrada
    28 fev, 2017 Lisboa 15:40
    A obra de Núncio e Centeno. Penso interpretar a vontade dos portugueses e por isso devem estar todos de acordo em trocar os SMS do Centeno pelos 10 mil milhões do Núncio e ainda pagar umas férias no Brasil. Núncio. Autoridade Tributária pediu 3 vezes a publicação dos dados das offshore e outras tantas lhe foram negadas. Centeno. Reduziu EM 2016 o DÉFICE para 2,1%. Foram pagos ao FMI 1.700 milhões que abatem na divida. Criação de 90 mil empregos. Desemprego a baixar. Recuperação das exportações. Aumento dos investimentos. Estanque da emigração. O País que mais cresceu na UE. Centeno num ano fez uma obra grandiosa, só comparável ao Mosteiro dos Jerónimos e Convento de Mafra. Núncio em 4 anos fez uma obra só comparada à fezes de cão e boi. http://viriatoapedrada.blogspot.pt/2017/02/offshores-nuncio-lista-vip.html
  • Valdo Ribas
    28 fev, 2017 Genève 10:07
    Ó menina, desculpe lá, isto aqui é conversa para adultos, gente crescida. Vá lá aprender a lavar roupa suja em casa e pô-la a secar limpa no estendal da sua janela. Quer falar de economia, é ?... então primeiro vá tratar do dinheiro da família, pode ser que aprenda algo e depois venha discutir como gente grande.
  • SEIXAL
    27 fev, 2017 SEIXAL 15:02
    Se a opçao é a economia planificada, porque nâo ataca os excessos dos preços da electricidade, do cartel das comunicaçâo, os salários baixos,.. em vez que brincar com "o diz que diz". Nem todos andam distraidos com isto. Enquanto houver classe média haverá sempre o governo ao centro. Nâo percebe que sâo estes que perdem se houvesse uma revoluçâo. O muito ricos têm o dinheiro lá fora. Justifique o salário que os Portugueses pagam. (Existem várias formas de aumentar os salários, reduza a despesa com luz ....) Enfim, tantos estudos e pouca lucidez.
  • António Jorge Tavare
    27 fev, 2017 S. J. Madeira 14:31
    E, andam estes políticos de "meia tigela" a levantar questões onde não há nada para responder, o facto de se porem em bicos de pé não lhes dá razão em nada. Alguém acha que o imposto devido não é pago à cabeça, retido pelo banco e entregue às Finanças? Só um mentecapto pensa o contrário....
  • maria
    27 fev, 2017 lisboa 14:09
    e uma boa medida, não seja mal intencionada mortagua e sobre o caso dos off-shores pode-se por a hipotese de o diretor geral ter manipulado para prejudicar o anterior governo PSD/CDS
  • Petervlg
    27 fev, 2017 Trofa 12:03
    PSD quer evitar assumir responsabilidades, PS quer evitar assumir responsabilidades, CDS quer evitar assumir responsabilidades, BE quer evitar assumir responsabilidades, PCP quer evitar assumir responsabilidades, PAN quer evitar assumir responsabilidades; Todos iguais, se não é num assunto é num outro assunto.
  • Para refletir...
    27 fev, 2017 Almada 11:37
    Estou a ver por alguns comentários que alguns estão a "abrir os olhos". Por vezes a política parece um circo e os media alimentam-no. Alguns políticos estão mais interessados em atacarem-se uns aos outros que no progresso do país. Há factos graves que acontecem em alguns poderes neste país, mas como não é no político, são ignorados pelos políticos e pelos media. Parece que a gravidade de um facto não depende dele, mas sim de ter sido cometido por um político ou não. E os media são cúmplices disto.
  • POPULISTA FALSA
    27 fev, 2017 Lx 10:54
    A demagogia desta rapariga não tem limites.Saíu ao patusco do pai Mortágua quando se deliciava, na sua fúria revolucionária, a ocupar herdades que lhe não pertenciam. Aprenda menina: off shores são empresas de direito inglês, são legais, o dinheiro que saíu foi reportado e há que saber se as empresas que o fizeram sair legalmente e reportado ao fisco pagaram os impostos. Se pagaram tudo bem menina Mortágua e vá bugiar e lançar atoardas para o BE e deixe de enganar os pacóvios dos tugas. Se não pagaram os impostos então que o paguem.Aliás o prazo de prescrição foi alargado de 4 anos do tempo do falsário Sócras para 12 anos...Por isso, não minta e não faça dos tugas parvos menina mentirosa, populista e sem vergonha.De facto quem sai aos seus não degenera..Se houvesse herdades para ocupar a menina estava na linha da frente. Já agora para ser realista veja com os seus queridos amigos do PCP a off shore que é a Festa do Avante onde ninguém paga impostos e são muito smilhares kamarada...

Destaques V+