Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Assunção Cristas: “Portugal deve muito a Paulo Núncio”

26 fev, 2017 - 12:36

Líder do CDS considera que o antigo secretário de Estado demonstrou "elevação de carácter" ao assumir responsabilidades políticas no caso dos paraísos fiscais.

A+ / A-

O antigo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais Paulo Núncio demonstrou “elevação de carácter” ao assumir responsabilidade política no caso dos paraísos fiscais, afirmou este domingo a líder do CDS.

“Esta atitude mostra com clareza que Paulo Núncio está disponível para todo os esclarecimentos e demonstra elevação de carácter”, defendeu Assunção Cristas em declarações aos jornalistas em Gouveia.

A líder centrista considera que “o país deve muito a Paulo Núncio em matéria de combate à fraude e evasão fiscal”.

Assunção Cristas sublinha que a não publicação das estatísticas das transferências para paraísos fiscais não implica, necessariamente, uma perda de receita fiscal.

“Não há nenhum montante perdido. Se há possibilidade de recuperar algum montante isso deve-se ao aumento do prazo de quatro para 12 anos para recuperar o dinheiro”, ressalvou a antiga ministra.

A razão das falhas no caso dos paraísos fiscais tem que ser apurada e o CDS “está empenhado em esclarecer toda a verdade”, garante Assunção Cristas.

O pedido de Paulo Núncio para abandonar funções no CDS será aceite, refere a líder centrista, que deixa elogios ao antigo secretário de Estado: “Numa altura em que ninguém retira consequências políticas de nada, é de salientar a grandeza de caracter demonstrada por Paulo Núncio”.

O antigo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais Paulo Núncio assumiu, no sábado, a sua "responsabilidade política" pela não publicação de dados relativos às transferências de dinheiro para 'offshore', pedindo o abandono das suas funções actuais no CDS.

"Tendo em conta o tempo que decorreu entre os factos e o presente e tendo tido agora a oportunidade de revisitar os documentos que têm sido noticiados, nomeadamente os apresentados pelos serviços para publicação de informação estatística das transferências transfronteiriças, considero legitima a interpretação dos serviços que levou à não publicação das estatísticas no portal das Finanças. Assumo, por isso, a responsabilidade política pela não publicação das referidas estatísticas", sublinha Núncio, em texto enviado à agência Lusa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • APARAGALHOS
    01 mar, 2017 SÍTIO MANHOSO 20:22
    ... ou seja, roubam reformados, deixam penhorar casas de famílias, fomentam o desemprego... e ainda lhes ficamos a dever !? A bebida foi o quê ? Está louca ? A desgraça dos Portugueses é não acordarem e votarem neste lixo ! ! ! Esperemos que em próximas eleições . . . acordem ! ! !
  • cartaz outdoor CDS
    01 mar, 2017 port 08:42
    "Politica Positiva" por baixo da foto desta lider. Que rica politica positiva! Positiva para as negligencias e favores aos amigalhaços e compinchas! Se tivessem um pingo de vergonha mandavam recolher os cartazes e a lider deixava de mostrar tanta hipocrisia!
  • Hipocrisia
    28 fev, 2017 Caparica 16:14
    Deve, deve: ele é que nos deve os impostos sobre os 10 mil milhões que deixou voar para fora sem serem tributados, ao passo que cá, na mesma altura, o confisco sufocava. O tal "elevado de carácter" que primeiro passou as culpas para a Autoridade Tributária e só quando um ex subordinado o veio desmentir categoricamente e ainda por cima com provas inequívocas - papeis assinados por ele - aí, é que o "elevado de caracter" o tal a quem "devemos muito", é que veio confessar que afinal ... tinha sido ele. E anda a Cristas a fazer Pandan com o Passos nos sms do Centeno... pelo menos aí não há uma fuga de 10 mil milhões, não tributados. Que jeito daria o dinheiro desses impostos, às nossas escolas, lares e hospitais ...
  • Manuel
    28 fev, 2017 Moura 13:39
    Ele é que nos deve e não é pouco, como é que esta Senhora tem descaramento para dizer estas coisas.
  • cá se fazem!
    28 fev, 2017 lis 08:53
    Cá se pagam!...
  • Antunes
    27 fev, 2017 Odivelas 22:05
    Se esta senhora tivesse carácter., tinha denunciado o Paulinho Portas. Falta de memória que ela tem. Andaram 4 anos a enganar os Portugueses...
  • pois! pois!
    27 fev, 2017 lx 17:02
    Deve-lhe um pontapé no dito cujo e mandá-lo emigrar para bem longe! Mas antes, talvez passar uns meses na "pousada" de Evora juntamente com os seus superiores hierarquicos, que afirmam com toda a desfaçatez, "desconhecer" a marosca.
  • APARAGALHOS
    27 fev, 2017 SÍTIO MANHOSO 16:14
    ... ficamos agora a saber que a "elevação de carácter " para a miss, é a mais baixa possível ! Com pulhiticos ou pulhíticas destas chegamos só á . . . POCILGA !
  • Amil
    27 fev, 2017 Porto 13:27
    Como é que Portugal deve muito a Paulo Núncio em matéria de fraude e evasão fiscal ,se não travou a fuga de 10 mil milhões de euros?
  • APARAGALHOS
    27 fev, 2017 SÍTIO MANHOSO 10:09
    ... e tanto lhe devem, que lhe vão pagar nas . . . eleições ! ! ! . . . é só esperar !

Destaques V+