Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Seul pede inclusão da Coreia do Norte na lista de patrocinadores do terrorismo

25 fev, 2017 - 11:51

O pedido acontece depois do assassinato do meio-irmão do Presidente norte-coreano.

A+ / A-

A Coreia do Sul vai pedir que a Coreia do Norte seja classificada como um país patrocinador do terrorismo e denunciar o programa de armas químicas dos norte-coreanos, anunciou este sábado o Governo de Seul.

Segundo explicou o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros sul-coreano à agência de notícias Yonhap, o pedido para incluir a Coreia do Norte na lista dos Estados Unidos com os países patrocinadores do terrorismo internacional será feito num encontro multilateral, na segunda-feira.

A Coreia do Norte já havia estado na lista dos Estados Unidos depois de um atentado, em Novembro de 1987, realizado por dois agentes norte-coreanos num voo da Korean Air (KAL), que fizeram explodir uma bomba que matou 115 pessoas.

Entretanto, foi retirada durante a administração de George W. Bush em 2008, graças aos progressos nas conversações para a desnuclearização do país.

O pedido acontece depois do assassínio de Kim Jong-nam - meio-irmão do Presidente norte-coreano Kim Jong-un -, que morreu a caminho do hospital em Kuala Lumpur no dia 13 de Fevereiro, depois de ser abordado no aeroporto malaio e atacado com o químico VX, que é um agente nervoso poderoso.

Seul acusou o Governo de Kim Jong-un pelo assassínio do meio-irmão do líder norte-coreano.

Hoje, uma das acusadas no envolvimento da morte de Kim Jong-nam, a indonésia Siti Aisha, disse as autoridades policiais da Malásia que foi contratada por 90 dólares, por um grupo de homens que identificou como coreanos ou japoneses, para realizar o que seria uma brincadeira televisiva com Kim Jong-nam.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+