Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marcelo. Sacrifícios dos portugueses "valeram a pena"

24 fev, 2017 - 21:21

Chefe de Estado está contente com o facto de a Comissão Europeia ter deixado bons sinais.

A+ / A-

O Presidente da República considera que a Comissão Europeia ter admitido a saída de Portugal do Procedimento por Défice Excessivo "encheu a tarde", o que significa que os cinco anos de sacrifício dos portugueses "valeram a pena".

"Hoje foi uma tarde que correu muito bem, porque em primeiro lugar percebi que Portugal está no caminho de sair do processo por défice excessivo e isso é muito bom. São cinco anos de sacrifício dos portugueses que valeram a pena, se se confirmar, mas o simples facto de haver sinais da parte da Comissão Europeia foi bom, encheu a tarde", respondeu aos jornalistas Marcelo Rebelo de Sousa, em Lisboa, à margem da apresentação da 6.ª edição do Manual de Direito Constitucional, de Jorge Bacelar Gouveia.

O chefe de Estado tinha sido questionado sobre o porquê de hoje ter recebido o Presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, ao almoço, antes da audiência com a líder do CDS, Assunção Cristas, tendo respondido apenas: "como era de esperar correram muito bem e portanto olhe, foi uma tarde em cheio para preparar o fim-de-semana".

Marcelo Rebelo de Sousa escusou-se a explicar aos jornalistas o motivo desta decisão.

"Foi muito agradável. Permitiu-me retribuir ao senhor Presidente da Assembleia da República sucessivos convites para almoços, permitiu-me também com a senhora presidente do CDS ouvir o que ela tinha para me dizer, mais uma vez. Tenho-a recebido várias vezes. Mas correu muito bem. O balanço das duas conversas foi muito bom", disse apenas, saindo depois da livraria onde decorreu a apresentação do livro, sem responder a mais perguntas.

Marcelo Rebelo de Sousa optou por receber Ferro Rodrigues quando este chegou ao Palácio de Belém, cerca das 13h15, e também se deslocou à Sala das Bicas para se despedir do presidente do Parlamento, na sua saída, cerca de uma hora e dez minutos depois.

Depois deste almoço recebeu, também no Palácio de Belém, a líder do CDS numa audiência em que Assunção Cristas tinha anunciado que pretendia "denunciar" os problemas com os direitos das minorias no Parlamento.

À saída, aos jornalistas, a líder centrista disse que cumpriu hoje a intenção de "deixar o registo" ao Presidente da República das preocupações sobre a "restrição inadmissível do exercício dos direitos da oposição" no Parlamento.

O vice-presidente da Comissão Europeia responsável pelo Euro e Estabilidade, Valdis Dombrovskis, considerou que Portugal tenderá a sair do Procedimento por Défice Excessivo (PDE) se as tendências positivas se confirmarem, nomeadamente nas estatísticas oficiais de Abril.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Isabel Estrada
    27 fev, 2017 Lisboa 18:34
    Será que Marcelo acordou para o sobressalto que estava a criar nos Portugueses que sabem bem o que é socialismo à costa,comunismo estalinista e maoístas.
  • ANTONIO SILVA
    24 fev, 2017 PORTO 23:49
    AI MARCELO QUE FALTA DE VISÃO! QUANDO OS PROBLEMAS COMEÇAREM VAI SER CÁ UM ESTRONDO! INFELISMENTE

Destaques V+