Tempo
|
A+ / A-

Almaraz. Delegação portuguesa que visita central nuclear terá 16 elementos

24 fev, 2017 - 20:20

Ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros concordam com a recolha de informação sobre a construção, funcionamento e impactos fronteiriços da central espanhola.

A+ / A-

A delegação de Portugal para a visita à central nuclear de Almaraz, em Espanha, na próxima segunda-feira terá 16 elementos.

De acordo com uma fonte do Ministério do Ambiente, a visita vai ser liderada pelo presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Nuno Lacasta.

Além de elementos da APA, dos Ministérios do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros e dos representantes da Direcção Geral da Saúde, a comitiva vai incluir também três peritos da Ordem dos Engenheiros e da Universidade de Coimbra nas áreas da energia nuclear, da avaliação de possíveis impactos ambientais e da hidrogeologia. A presença do presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, também é esperada.

A Comissão Europeia revelou esta terça-feira a “resolução amigável” entre Portugal e Espanha em torno da central nuclear de Almaraz com a retirada da queixa realizada por Lisboa a Bruxelas. Queixa que teve o seu fundamento no desconhecimento português de um estudo que revelasse que a refrigeração da central, feita no rio Tejo, não trouxesse muitos impactos ambientais.

Os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros não concordam com as críticas realizadas por ambientalistas e partidos políticos, defendendo que só após dois meses de trabalho em conjunto, é que será feita uma avaliação dos trabalhos da central. Meses em que Espanha se compromete a informar Portugal sobre a construção e o funcionamento do armazém de resíduos radioactivos e seus eventuais impactos fronteiriços.

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, nega que esta parceria seja um recuo de ambos os países, reforçando que tudo “será tratado a seu tempo”. De qualquer maneira, o ministro do Ambiente não deixa de recordar o processo anormal da decisão espanhola ao pôr a central a funcionar antes de analisarem os possíveis impactos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+