Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PSP convida condutores a verem nível de álcool através do telemóvel

24 fev, 2017 - 18:53

Ao ligar para o 800 200 074 ouve-se a mensagem: “Para saber se está em condições de conduzir sopra para o microfone do seu telemóvel durante três segundos”.

A+ / A-

A PSP convida os jovens condutores a ligarem para o número 800 200 074 e verificarem qual o nível de álcool no sangue através de sopro para o telemóvel.

Trata-se de uma campanha de prevenção rodoviária, dirigida a recém-encartados e jovens adultos, lançada esta sexta-feira pela PSP e tem como objectivo diminuir o número de acidentes na estrada sob influência do álcool, disse à agência Lusa o subcomissário João Moura, da direcção nacional da PSP.

A tecnologia, denominada “sopra mobile”, permite aos jovens, em caso de dúvida, verificar se estão em condições de conduzir quando saem à noite e bebem álcool, adiantou.

Segundo a PSP, os jovens têm apenas que ligar para o número 800 200 074 e através de um sopro para o telemóvel ver o nível de álcool no sangue.

Ao ligar, ouve-se a mensagem: “Para saber se está em condições de conduzir sopra para o microfone do seu telemóvel durante três segundos”.

Ao fim de alguns segundos de silêncio, a mensagem prossegue: “se soprou para o telemóvel e esperava ouvir um resultado é porque provavelmente está sob o efeito de álcool. Sempre que estiver na dúvida não pegue no carro. Só há um resultado infalível: Não beber. Da próxima vez que sair à noite decida logo quem vai ser o condutor escolhido, jogue pelo seguro”.

João Moura afirmou que todos os locais de diversão nocturna e restaurantes são convidados a colocar o cartaz nos estabelecimentos, no qual é divulgado o número de telefone.

A campanha vai realizar-se durante a época do carnaval.

A PSP vai realizar esta sexta-feira à noite, na zona do Cais do Sodré e Santos, uma acção para divulgar a campanha e distribuir os cartazes junto dos recém-encartados e jovens adultos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+