Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​América Latina não espera “nada de bom” de Donald Trump

24 fev, 2017 - 07:56 • Maria João Costa

Alberto Barrera Tyszka, escritor venezuelano que está em Portugal, fala sobre livro que analisa a Venezuela sob a liderança de Hugo Chávez.

A+ / A-

”Donald Trump é uma incerteza para a América Latina, não esperamos nada de bom depois do que fez com o México. É terrível. De alguma forma somos todos mexicanos”. A afirmação parte de Alberto Barrera Tyszka, escritor venezuelano que está em Portugal como convidado da 18ª edição do Festival Correntes d'Escritas, na Póvoa de Varzim.

Em entrevista à Renascença, diz que o novo Presidente americano é um “inimigo perfeito” que serve o discurso nacionalista do governo da Venezuela pós-Hugo Chávez.

O escritor considera que “Trump tem um carácter guerreiro” e que pode ser usado pelo actual líder da Venezuela, Nicolas Maduro.

“É um inimigo perfeito para Maduro, para o culpar de todos os males, torná-lo um inimigo, para convocar o nacionalismo em seu redor”, explica.

Alberto Barrera Tyszka aproveitou a presença no festival para lançar em Portugal a sua obra “Pátria ou Morte”, um livro editado pela Porto Editora que olha em pormenor à Venezuela que foi liderada por Hugo Chávez.

”Mais do que um romance sobre Chavéz ou o Chavismo é um livro sobre a Venezuela e os Venezuelanos. São histórias do país e dos venezuelanos nesse tempo”, diz.

Já sobre o título que escolheu, Tyszka diz que "'Pátria ou Morte' é um titulo duro, porque o lema é duro porque implica escolher entre duas posturas extremas".

“É o que Chávez fazia. ‘Ou estás comigo ou estás contra mim’. Ou é a Pátria ou é a Morte. E o que diz o livro é que felizmente a vida é muito mais do que isso”, remata.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+