Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Reunião de Cristas com Marcelo serve para "respirar"

24 fev, 2017 - 01:37 • Eunice Lourenço

Diogo Feio, dirigente do CDS, salienta que encontro desta sexta-feira em Belém também serve para mostrar a diferença com o PSD.

A+ / A-

O encontro desta sexta-feira entre a presidente do CDS, Assunção Cristas, e o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, serve para “respirar” e não deixar que se instale qualquer asfixia no sistema.

“O sistema constitucional dá para estas formas de respirar. Aquilo que acho que vamos ter nessa reunião é precisamente isso: respirar, porque senão entramos todos em asfixia”, disse Diogo Feio à Renascença.

O Presidente da República recebe esta tarde a presidente do CDS que lhe vai apresentar as suas queixas e preocupações sobre a condução dos trabalhos no Parlamento, mais concretamente no que tem a ver com a comissão de inquérito parlamentar à Caixa, onde a oposição se queixa de ver a sua actividade de fiscalização bloqueada pela esquerda.

Antes, Marcelo almoça com o presidente do Parlamento, Ferro Rodrigues, para tentar desfazer qualquer ideia de conflito entre os dois órgãos de soberania.

Marcelo não terá gostado da forma como a líder do CDS anunciou, em pleno debate quinzenal, na quarta-feira, que tinha pedido uma audiência em Belém para dar conta ao Presidente dos bloqueios que a maioria de esquerda tem feito à oposição no Parlamento. Ferro, que presidia aos trabalhos, reagiu de imediato, dizendo que a sua porta estava sempre aberta para receber Assunção.

O presidente da Assembleia da República – o número dois na hierarquia do Estado – deixou logo ali bem claro que não tinha gostado. E em Belém também não agradou a forma como o anúncio do encontro foi feito. Por isso, e para tentar ‘desagravar’ Ferro, Marcelo almoça com o socialista antes de receber a Presidente do CDS.

Diogo Feio, contudo, diz que não há aqui qualquer tensão. Para o coordenador do gabinete de estudos, a reunião entre Cristas e Marcelo não cria qualquer problema entre os dois órgãos de soberania. “Muito pior seria viver-se um clima de tensão continuada sem que eu saísse de uma lógica oposição vs maioria que apoia o Governo”, disse o antigo deputado e eurodeputado à Renascença.

“Acho mais do que natural que a presidente do CDS tenha pedido esta audiência e o Presidente também percebeu que é extraordinariamente positivo poder ter uma forma de diálogo, neste caso com o CDS”, afirma Diogo Feio, salientando que esta forma de actuar também marca “uma diferença” para com o PSD que “não sentiu essa necessidade” de pedir para falar com o Presidente.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • pois! pois!
    24 fev, 2017 lis 10:01
    Vai informar o presidente que deixaram de ser o partido do taxi e do tuc-tuc para serem o partido do autocarro depous do acordo com os PSDs que irão apoiar a Cristas para a Câmara de Lisboa. Os CDS lá conseguiram convencer o Pedrocas que está em vias de implosão. Nem a chicana politica da Caixa os salva! O pior agora são os 10 mil milhões que deixaram escapulir do País enquanto esmifravam os portugueses para uma "saida limpa". Foi uma limpeza à Nuncio!...
  • pois! pois!
    24 fev, 2017 lis 09:58
    Vai informar o presidente que deixaram de ser o partido do taxi e do tuc-tuc para serem o partido do autocarro depous do acordo com os PSDs que irão apoiar a Cristas para a Câmara de Lisboa. Os CDS lá conseguiram convencer o Pedrocas que está em vias de implosão. Nem a chicana politica da Caixa os salva! O pior agora são os 10 mil milhões que deixaram escapulir do País enquanto esmifravam os portugueses para uma "saida limpa". Foi uma limpeza à Nuncio!...
  • Luis
    24 fev, 2017 Lisboa 05:37
    Outro boy azul cueca que parece um limão seco. Espreme-se e não deita nada. Respirar, precisam todos os Portugueses. Um ar mais puro livre da poluição boçal e retardada desta ex trema direita xique. Todos uma cambada de betinhos, inuteis e parasitas que nunca fizeram nada na vida e que nada sabem fazer. A moçoila Cristas Ronalda que não se esqueça de ir à audiência bem arreada. Vão lá estar muitos jornalistas para ser capa de revista cor de rosa. Ela que não se esqueça de ir de chapéu de palha.
  • Pantufas
    24 fev, 2017 Lisboa 05:17
    ESTAMOS NUM PAÍS DE CORRUPTOS.SÃO TODOS IGUAIS.

Destaques V+