Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Comissário europeu diz que há "notícias encorajadoras" mas que persistem desafios em Portugal

24 fev, 2017 - 00:40

Valdis Dombrovskis está em Lisboa onde vai ter um conjunto de reuniões.

A+ / A-

O vice-presidente da Comissão Europeia diz que há "notícias encorajadoras", mas lembra que persistem desafios em Portugal.

Valdis Dombrovskis afirmou esta quinta-feira que o país enfrenta ainda "desafios económicos e sociais" que exigem "uma acção política decisiva".

“Temos notícias encorajadoras para Portugal, como um crescimento mais forte do que esperado e um desemprego em diminuição. Ainda assim, Portugal tem pela frente alguns desafios económicos e sociais que necessitam de uma acção política decisiva", afirmou.

As declarações do comissário europeu foram feitas à chegada a Lisboa e citadas em comunicado da Representação da Comissão Europeia em Portugal.

Valdis Dombrovskis disse estar "contente por debater com as autoridades portuguesas e com os parceiros sociais a forma como prevêem dar resposta aos restantes desafios" e acrescentou que o "objectivo partilhado" de Bruxelas e Portugal é conseguir " uma economia portuguesa com um crescimento económico robusto e inclusivo, que crie muitos e bons empregos para os portugueses".

Dombrovskis está em Lisboa no âmbito do diálogo mantido pelo executivo comunitário com os diversos Estados-membros para discutir matérias relacionadas com o 'Semestre Europeu' de coordenação de políticas económicas.

O comissário tem encontros marcados com o ministro das Finanças, Presidente da República e governador do Banco de Portugal. Estará também num debate na comissão parlamentar de Assuntos Europeus, vai reunir-se com os parceiros sociais e com António Correia de Campos, presidente do Conselho Económico e Social.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Daniel
    24 fev, 2017 Lisboa 04:19
    Ooops, lá se foram as palavras descontextualizadas e escolhidas à lá carte da última intervenção de Dombrovskis. Afinal, não era só as palavras de aviso a Portugal e do "limitado" esforço que havia a dizer.

Destaques V+