Tempo
|
A+ / A-

Papa apela aos cristãos que evitem a vida dupla que os leva a ser considerados piores que ateus

23 fev, 2017 - 23:45

“Com os escândalos se destrói!”, disse Francisco na homília da missa na casa da Santa Marta.

A+ / A-

O Papa Francisco voltou a apelar à coerência dos católicos, para que não levem uma vida dupla que os leva a ser considerados pelos outros como piores que ateus.

Na homilia desta quinta-feira, na Casa de Santa Marta, Francisco partiu do Evangelho do dia – mais concretamente da citação em que Jesus diz: “se alguém escandalizar algum destes pequeninos que crêem em Mim, melhor seria para ele que lhe atassem ao pescoço uma dessas mós movidas por um jumento e o lançassem ao mar” - para apelar aos crentes que não causem escândalo com uma vida dupla “porque o escândalo destrói”.

“Mas o que é o escândalo?”, perguntou o Papa, respondendo logo: “O escândalo é dizer uma coisa e fazer outra; é ter vida dupla. Vida dupla em tudo: ‘sou muito católico, vou sempre à missa, pertenço a esta e aquela associação; mas a minha vida não é cristã. Não pago o que é justo aos meus funcionários, exploro as pessoas, faço jogo sujo nos negócios …’. Muitos católicos são assim. Eles escandalizam. Quantas vezes ouvimos dizer, nos bairros e outras partes: ‘Ser católico como aquele, melhor é ser ateu’. O escândalo é isso. Destrói. Com os escândalos se destrói”, disse o Papa Francisco, citado pela rádio vaticana.

Esta citação, contudo, gerou algumas confusões devido à interpretação feita pela agência Reuters segundo a qual o Papa tinha sugerido que mais vale ser ateu do que um mau católico. O Papa não sugeriu isso, mas lamentou que existam católicos que levem outras pessoas a pensar isso e que, com essas atitudes, causem escândalo e levem outras a afastarem-se ainda mais da igreja e de Jesus.

Francisco citou o exemplo de uma empresa importante que estava à beira da falência. As autoridades queriam evitar uma greve justa e queriam conversar com os chefes da empresa. O responsável, um católico, estava de férias numa praia no Médio Oriente e as pessoas souberam disso. “Estes são escândalos”, disse Francisco:

“No Evangelho, Jesus fala daqueles que escandalizam. ‘Chegas ao Céu, bates à porta e dizes: Sou eu, Senhor! Não te lembras? Ia à Igreja, pertencia a tal associação, fazia muitas coisas. Não te lembras de todas as ofertas que eu fiz?’ – ‘ Sim, lembro-me! As ofertas! Lembro-me bem: todas sujas, roubadas aos pobres. Não o conheço’. Esta será a resposta de Jesus aos escandalosos que fazem vida dupla”, avisou o Papa, que convidou os crentes a não adiar a conversão.

“A todos nós, a cada um de nós, fez bem, hoje, pensar se há algo de vida dupla em nós. Parecer bons fiéis, bons católicos, mas por baixo fazer outra coisa; se há algo de vida dupla, se há uma confiança excessiva: ‘O Senhor me perdoará tudo. Então, continuo. Ok!’ Isso não é bom. Vou-me converter, mas hoje não! Amanhã.

Aproveitemos da Palavra do Senhor e pensemos que o Senhor nisso é muito duro. O escândalo destrói!”, insistiu Francisco.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vera
    25 fev, 2017 Palmela 01:51
    Por que é que ninguém comenta o que o Papa Francisco, acabou de dizer? Ninguém consegue atirar a 1ª pedra? Ainda há quem consiga! não atiram, só porque sabem que não lhes cabe julgar... mas vontade não lhes falta!!! é pena que haja tão poucos conscientes! felizes daqueles, que conseguem sobreviver conscientes, no meio de tanta inconsciência...

Destaques V+