Tempo
|
A+ / A-

John Kelly. EUA “não vão fazer deportações em escala de imigrantes"

23 fev, 2017 - 22:36

O secretário da Segurança Nacional esteve com o seu homólogo mexicano esta quinta-feira.

A+ / A-

O secretário da Segurança Nacional norte-americano, John Kelly, assegura ao Governo do México que não vai haver deportações em grande escala, nem operações militares contra os imigrantes ilegais mexicanos nos Estados Unidos.

"Quero deixar muito claro que não vai haver deportações em grande escala", afirmou John Kelly, que falava na Cidade do México, em conferência de imprensa conjunta, com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Rex Tillerson, e os seus homólogos mexicanos.

Na conferência de imprensa, John Kelly também sublinhou que o "Departamento de Segurança vai actuar conforme o direito e respeitar os direitos humanos".

"Não haverá uso de forças militares em operações migratórias", acrescentou John Kelly.

Segundo o governante, os Estados Unidos vão manter uma "forte colaboração com o Governo do México", naqueles aspectos.

"A amizade na nossa fronteira é importante e o que une os funcionários mexicanos, com os funcionários dos Estados Unidos, são laços de responsabilidade e amizade", enfatizou.

John Kelly voltou a insistir que "todas as deportações vão ser feitas conforme" a lei e o "enfoque das deportações é sobre gente com antecedentes criminais".

No encontro com as autoridades mexicanas também foi abordada a "necessidade de reduzir as causas de expulsão dos migrantes da América Central", de onde são provenientes muitos dos imigrantes ilegais que chegam aos Estados Unidos através do México, disse John Kelly.

"O que acontece no México também afecta a segurança dos Estados Unidos e juntos os nossos países farão a administração da fronteira com mais cruzes do mundo", referindo-se ao tráfico de pessoas e outros produtos, acrescentou.

Para John Kelly, as "migrações devem ser seguras" e reconheceu que os migrantes que tentam chegar desde a América Central aos Estados Unidos enfrentam uma "viagem tremendamente perigosa".

"A falta de oportunidades económicas na América Central" é o que provoca que "aquelas pessoas maravilhosas" corram riscos, lamentou.

Minutos antes, o seu homólogo mexicano, Osorio Chong, disse que o México "considera que o esquema de coordenação e os mecanismos de cooperação" existentes com os Estados Unidos precisam de um "diálogo permanente que ponha as necessidades de ambos os países à frente".

"Insistimos na necessidade de manter os esquemas de repatriação ordenada e de garantir o respeito dos direitos humanos" dos migrantes, afirmou.

O responsável mexicano insistiu também na "importância de manter uma estreita cooperação com os países da América Central para serem construídos esquemas de colaboração que articulem uma autêntica estratégia de segurança" regional.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+