Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cavaco nunca se apercebeu de "actuação legalmente menos correcta" de Sócrates

23 fev, 2017 - 22:20

Antigo chefe de Estado deu a primeira entrevista desde que deixou Belém.

A+ / A-

O ex-Presidente da República Cavaco Silva admite ter ficado "totalmente surpreendido" com o envolvimento do antigo primeiro-ministro José Sócrates num processo judicial, garantindo que nas reuniões que mantiveram nunca se apercebeu de "qualquer actuação legalmente menos correcta".

"Eu não tenho acompanhado esse processo, mas, digo-lhe, fiquei totalmente surpreendido", afirmou Aníbal Cavaco Silva quando questionado sobre José Sócrates ter sido detido preventivamente em 2014 e existir a suspeita da "prática de crimes graves".

Escusando-se a comentar o caso porque não tem acompanhado a matéria "a não ser pelos títulos demasiado grandes que aparecem em alguma comunicação social", Cavaco Silva disse, contudo, que no decurso das reuniões que teve "com o primeiro-ministro do XVIII Governo Constitucional" nunca se apercebeu "de qualquer actuação legalmente menos correcta".

Na entrevista à RTP, concedida a propósito do lançamento do livro "Quinta-feira e outros dias", o antigo chefe de Estado reiterou que o seu objectivo ao escrevê-lo foi "prestar contas aos portugueses", depois de dez anos como Presidente da República (entre 2006 e 2016).

Recusando as críticas que lhe têm sido feitas por poder estar a trair a confiança dos seus interlocutores ao revelar conversas privadas, Cavaco Silva contrapôs que "as conversas foram privadas, mas não secretas" e defendeu que só revelando o que se passou é que os portugueses podem aferir a forma como exerceu a sua "magistratura de influência".

"Não preciso de ajustar contas com ninguém, a vida correu-me muito bem", acrescentou, quando questionado se o livro representa um "ajuste de contas" com José Sócrates (de quem nunca diz o nome durante a entrevista), já que volta a deixar-lhe acusações de "total e inadmissível falta de lealdade institucional", mentiras e falsidades.

Cavaco Silva foi ainda questionado sobre o "estilo" do actual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, mas escusou-se a emitir uma opinião, assegurando que "em princípio" nunca ninguém o ouvirá a falar sobre a forma como os seus antecessores ou os seus sucessores exerceram os cargos.

Aliás, acrescentou, a parte do livro em que fala sobre a forma como um Presidente deve actuar, nomeadamente resistindo "à tentação de obter grandes títulos", foi escrita quando ainda estava em Belém e "antes de se saber" quem era o chefe do Estado que o iria suceder.

O chamado caso das "escutas" a Belém foi outro dos temas abordados na entrevista, com o antigo Presidente da República a reiterar a tese de que "algumas pessoas do PS coligadas com alguns meios de comunicação social tentaram criar uma intriga" para o envolver nas eleições legislativas que se realizaram em Setembro de 2009 e denegrir a sua imagem.

"Eu estava de férias em Agosto (....) era uma intriga típica de Verão para encher as páginas dos jornais", disse, repetindo que, a forma como encarou inicialmente o assunto, foi como "uma historieta de Verão" . "Percebi tardiamente o objectivo", lamentou.

Quase um ano depois de ter terminado o segundo mandato como Presidente da República, Cavaco Silva desvalorizou a "avaliação negativa" que os portugueses lhe fizeram quando saiu de Belém, repetindo que "sondagens, ruídos mediáticos, trepidações políticas, espuma dos dias" nunca influenciaram as suas decisões.

"Saí totalmente tranquilo, realizado", disse, garantindo que, ao fim de 30 anos na política é altura de colocar um ponto final. "Política nunca mais", assegurou.

[actualizado às 23h25]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • e as actuações
    24 fev, 2017 pt 10:31
    Menos correctas do BPN, da Coelha, das escutas em Belém? Isso pouca importa?...e afirma ele que o livro serviu para prestar contas e não um ajuste de contas! Ainda está para nascer alguém que seja mais xico esperto do que eu!...
  • tuga
    24 fev, 2017 lisboa 08:28
    Esta imprensa nojenta deveria ter vergonha de estar a dar visibilidade a alguém que deve ser esquecido, se for lembrado, é pelas piores razões para que NUNCA mais haja nada parecido!!! Estão a dar visibilidade com que intenção???? ele e o gajo que ele visa são a negação do que deve ser a politica!!!
  • Antonio
    24 fev, 2017 Vale de Cambra 08:06
    Estamos perante um tipo de coisa que não conheço. Isto pode ser tratado por gente ? “A realidade ultrapassou-me”. As frases que marcaram a entrevista a Cavaco Algum dia se deu conta da REALIDADE !!?? Ninguém se inquiete, ele deixou um sucessor à ALTURA, p.p.c.
  • Zé Povinho
    24 fev, 2017 Lisboa 07:13
    Cavaco, sempre escondeu toda a verdade aos Portugueses, sobre o caso BPN. Cavaco foi quem criou a primeira parceria público privada em Portugal e por sinal, é ainda hoje, a mais escandalosa. Cavaco foi o político que mais tempo esteve aos comandos de Portugal, desde Abril de 1974: - acham que ele não tem culpa do estado desgraçado da nação?
  • LB
    24 fev, 2017 AMADORA 07:10
    Penso que o nosso ex-Presidente da República, deveria ter aproveitado o seu livro, para esclarecer, de uma vez por todas, as duas questões que, no decorrer dos seus mandatos, nunca foram bem explicadas aos Portugueses: 1ª.- BPN - Para que este assunto fique definitivamente "arrumado", apenas é necessário fazer prova de que as acções foram efectivamente "compradas" pela pessoa em questão, bem como as da sua filha e em que condições foram vendidas novamente ao BPN e se tais vendas estavam a coberto de disposições legais de mercado e se qualquer accionista também o poderia fazer, com as mais-valias que, na altura, foram pagas? PERMUTA DE CASA NO ALGARVE - Certamente que haverão documentos e provas de como tal operação foi realizada, designadamente a nível das avaliações realizadas para o cálculo dos seus valores patrimoniais, pelo que será muito fácil fazer prova da sua legalidade e se os referidos valores estavam, na altura, dentro dos preços de mercado? Por último, esta minha sugestão não é contra ninguém, nem me alimenta qualquer questão de natureza partidária, mas apenas, como cidadão, penso que também todos os Portugueses, têm o direito de ficarem a saber a verdade e, também, será um contributo para a defesa do "bom nome" e até da própria honra do Dr. Cavaco Silva e para que não continuem estas questões a "pairar no ar" e fiquem devidamente arrumadas! Quanto às questões do Dr. José Sócrates, será aconselhável que sejam os Tribunais a resolver!
  • bobo
    24 fev, 2017 lisboa e outra 06:59
    Cavaco Silva foi um bom Presidente da República. Paragrafo
  • JP
    24 fev, 2017 Cegões 06:05
    A frase da entrevista que define esta criatura. A VIDA CORREU-ME MUITO BEM. O jornaleiro se fosse jornalista aproveitava a frase e fazia algumas perguntas incómodas. BPN, AÇÕES, IMI E PERMUTAS DE CASAS.
  • Paul Dias
    24 fev, 2017 Maia 05:31
    "nem da actuação menos correcta do: BPN Duarte Lima; Dias Loureiro ; Oliveira e Costa. . . . " So da sua miseravel reforma e do seu pequeno salario. . . . Estao bem um para o outro!
  • Enkavakado
    24 fev, 2017 Boli Keime 03:09
    Não posso com este tipo de gente, pena é (ainda) haver muitos Portugueses da "cor" dele (e de outros)!
  • Antonio
    24 fev, 2017 Mirandela 03:00
    Sim. É verdade, a vida correu-lhe bem. É que nem todos têm a sorte de assaltar um banco (BPN) e não serem presos. Tanto ele como os vários amigos que participaram no assalto......E FORAM TANTOS !!!!!!!!!

Destaques V+