Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cinema. "Cinzento e Negro" com 14 nomeações nos Prémios Sophia

23 fev, 2017 - 20:08

"A Mãe é que Sabe" é o segundo filme mais nomeado, para 12 prémios. Os vencedores serão conhecidos a 22 de Março.

A+ / A-

Os filmes "Cinzento e Negro", "A Mãe é que sabe", "Cartas da Guerra" e "Gelo" são os que têm mais nomeações na edição deste ano dos Prémios Sophia, da Academia Portuguesa de Cinema.

"Cinzento e Negro" reuniu 14 nomeações, incluindo Melhor Filme, Melhor Actriz Principal (Joana Bárcia), Melhor Actor Principal (Miguel Borges e Filipe Duarte), Melhor Realizador (Luís Filipe Rocha) e Melhor Argumento Original (Luís Filipe Rocha), anunciou a Academia Portuguesa de Cinema, numa conferência de imprensa, na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa.

Na categoria de Melhor Filme estão também nomeados "Cartas da Guerra", "A Mãe é que sabe" e "Estive em Lisboa e Lembrei de Você".

"A Mãe é que Sabe" é o segundo filme mais nomeado, para 12 prémios, incluindo, além de Melhor Filme, Melhor Actor Secundário (Carlos Santos e Adriano Carvalho), Melhor Actriz Secundária (Manuela Maria e Dalila Carmo) e Melhor Argumento Original (Roberto Pereira e Nuno Rocha).

"Cartas da Guerra" está nomeado para 11 prémios, incluindo, além do de Melhor Filme, o de Melhor Actriz Principal (Margarida Vila-Nova), Melhor Actor Principal (Miguel Nunes), Melhor Realizador (Ivo M. Ferreira) e Melhor Argumento Adaptado (Ivo M. Ferreira e Edgar Medina).

"Gelo" reúne dez nomeações, entre as quais Melhor Actor Principal (Albano Jerónimo), Melhor Actor Secundário (Ivo Canelas), Melhor Actriz Secundária (Inês Castel-Branco) e Melhor Argumento Original (Luís Galvão Teles, Gonçalo Galvão Teles e Luís Diogo).

Na categoria de Melhor Documentário em Longa-Metragem estão nomeados "Mudar de Vida, José Mário Branco, vida e obra", de Nelson Guerreiro e Pedro Fidalgo, "O Cinema, Manoel de Oliveira e Eu", de João Botelho, "A Toca do Lobo", de Catarina Mourão, e "Rio Corgo", de Sérgio da Costa e Maya Kosa.

A Academia Portuguesa de Cinema irá ainda distinguir o actor Ruy de Carvalho com o Prémio Mérito e Excelência e a actriz Adelaide João e o director de fotografia Elso Roque com Prémios Carreira.

Os vencedores serão conhecidos a 22 de Março, numa cerimónia que irá realizar-se no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+