Tempo
|
A+ / A-

Louçã e Murteira Nabo serão conselheiros do Banco de Portugal

23 fev, 2017 - 15:48

João Talone, ex-presidente executivo da EDP, e Luis Nazaré, ex-presidente dos CTT e da Plataforma de Meios Privados, foram os outros nomes escolhidos para integrar o Conselho Consultivo do Banco de Portugal.

A+ / A-

O Conselho de Ministros aprovou, esta quinta-feira, os nomes de quatro novos nomes propostos pelo ministro das Finanças para o Conselho Consultivo do Banco de Portugal, entre os quais o do antigo coordenador do BE Francisco Louçã e o do ex-ministro Murteira Nabo.

No final do Conselho de Ministros, a ministra da Presidência, Maria Manuel Leitão Marques, anunciou a designação de quatro novos membros para o conselho consultivo do Banco de Portugal, uma proposta do ministro das Finanças de nomes com reconhecida competência em matérias económico-financeiras e empresarias.

Francisco Louçã, economista, professor universitário e antigo coordenador do Bloco de Esquerda, Francisco Murteira Nabo, ex-ministro do XII Governo Constitucional e ex-presidente da Galp e da PT, João Talone, ex-presidente executivo da EDP, e Luis Nazaré, ex-presidente dos CTT e da Plataforma de Meios Privados, foram os nomes escolhidos para integrar este órgão.

De acordo com o comunicado do Conselho de Ministros, ao conselho consultivo do Banco de Portugal, que integra outros membros, "compete pronunciar-se, não vinculativamente sobre o relatório anual da atividade do banco e sobre a actuação do banco decorrente das funções que lhe estão atribuídas".

Aos elementos que integram este conselho consultivo pode ainda ser pedido que se pronunciem, sem carácter vinculativo, "sobre os assuntos que forem submetidos pelo governador ou pelo conselho de administração".

De acordo com a página do Banco de Portugal, o Conselho Consultivo é presidido pelo Governador, integra os Vice-Governadores, os antigos Governadores, o presidente do Conselho de Auditoria do Banco, quatro personalidades de reconhecida competência em matérias económico-financeiras e empresariais, o presidente da Associação Portuguesa de Bancos, o presidente do Instituto de Gestão do Crédito Público e representantes das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, a designar pelos respetivos órgãos de governo próprio.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • GERINGONÇAS !!!!
    23 fev, 2017 Lx 16:05
    Começam os taxos dos geringonços...mudam-se os tempos e mudam-se os taxos e os burros pagam e não bufam. e agora a Mariana Meteàgua e a kamarada Katrina nada diz? E o deputado sindicalista kamarada Jerónimo nada diz? É só rir este pais da treta, peta e da teta...

Destaques V+