Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Serpa produz 200 mil quilos de queijo por ano

23 fev, 2017 - 12:52 • Rosário Silva

São esperados milhares de visitantes na Feira do Queijo do Alentejo, em Serpa, entre 24 a 26 de Fevereiro.

A+ / A-

O aroma é forte e picante. Atinge o seu ponto de maturação ao fim de um mês, guardado nas chamadas “rouparias”, num ambiente húmido e fresco. Trata-se do queijo de Serpa, um dos produtos de excelência da região com Denominação de origem protegida (DOP).

Os apreciadores vão poder conferir a sua qualidade e em quantidades significativas, entre 24 e 26 de Fevereiro, altura em que Serpa se ornamenta para mostrar o que tem de melhor, a região e o país.

“O objectivo do evento é mostrar não só o nosso queijo, mas todos os queijos do Alentejo e, de uma forma geral, do país, até porque é uma mostra que já tem expressão a nível nacional continuando a crescer”, diz à Renascença o presidente da câmara, Tomé Pires.

De acordo com o autarca, o trabalho tem sido feito no sentido de “consolidar um evento que mostra o que há de melhor no Alentejo”.

Enchidos, vinho, azeite, azeitona, mel ou artesanato são outros produtos que marcam também presença neste certame em que o queijo é soberano.

Este ano, são 107 os expositores que mostram os seus produtos na 16.ª edição da Feira do Queijo do Alentejo, que vai apresentar um programa variado, "pensado para satisfazer todas as idades e todos os gostos, com destaque para a gastronomia e tasquinhas, cante alentejano, sessões, concursos, ateliers, workshops e demonstrações diversas".

O ganha-pão de muitas famílias

No concelho alentejano, há 11 “rouparias” - queijarias - licenciadas. São empresas de média dimensão, algumas empregam seis dezenas de pessoas, mas há também as mais familiares e de pequena dimensão.

De acordo com presidente do município estima-se que a produção de queijo no concelho ronde os 200 mil quilos por ano o que faz do sector, um importante motor da economia local.

“O sector do queijo é importante. Para produzirmos todos estes quilos de queijo, além dos postos de trabalho que estão directamente ligados ao fabrico, não nos podemos esquecer depois de todos os outros postos de trabalho que estão associados quer à produção do leite, quer à questão da alimentação para os animais e ao próprio trabalho de pastoreio”, adianta Tomé Pires.

“Ora, este produto final, que é o queijo, tem associado a si muitos postos de trabalho e é um sector muito importante para a nossa região”, confirma o autarca.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Domingos Godinho
    20 fev, 2018 VILA NOVA DE SÃO BENTO 16:37
    Que titulo tão ridículo - Serpa produz 200 mil quilos de queijo por ano- Serpa nem 10% produz. Colocar Serpa no topo à custa das Freguesias é uma tristeza para o executivo da Câmara e para o Jornalista que colocou este post. Antes de escreverem algo, deviam se informar. Essa produção é no Concelho de Serpa e não em Serpa. E o maior produtor atualmente é a Freguesia de VILA NOVA DE SÃO BENTO.
  • Zépagante
    23 fev, 2017 Coimbra 16:25
    Já agora lembro às Finanças se pagam o IVAZITO NA TOTALIDADE !
  • tuga
    23 fev, 2017 lisboa 14:05
    Calem-se!!........ bico calado!! ........vai lá a ASAE acaba já com essa porcaria toda!!!!

Destaques V+