Tempo
|
A+ / A-

Milhões em "offshores". Ex-secretário de Estado Paulo Núncio poderá ser "a chave"

23 fev, 2017 - 12:29 • Pedro Mesquita e Marta Grosso

Presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos diz que os factos coincidem com o mandato de Paulo Núncio. O ex-secretário de Estado está disponível para ir ao Parlamento, mas diz à Renascença não atribuir qualquer crédito às palavras do dirigente sindical.

A+ / A-

O antigo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais Paulo Núncio poderá ser “a chave absoluta” para resolver o mistério dos 10 mil milhões de euros que saíram de Portugal para paraísos fiscais.

“É a chave absoluta, porque todas estas questões atravessam o mandato do Dr. Paulo Núncio", afirma à Renascença o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos, Paulo Ralha.

“Esta estatística [sobre a transferência de dinheiro para ‘offshores’], que era obrigatório publicar a partir de 2010, é publicada em 2010 e tem um hiato de tempo que coincide na íntegra com o mandato do Dr. Paulo Núncio. A estatística não é publicada e volta a ser publicada em 2015”, justifica.

Paulo Ralha acrescenta que, durante esse mandato, houve três directores-gerais, o último dos quais uma mulher, Helena Borges.

“Já estava a trabalhar na casa antes de 2015 e essa estatística não foi publicada. Depois, ainda em 2015, com um novo secretário de Estado, recomeça a ser publicada e a directora-geral é a mesma”, sublinha o sindicalista, concluindo que “isto é uma questão que pode ser justificada, objectivamente, por factores políticos".

O presidente do STI não avança o objectivo que poderá ter estado na origem da omissão das estatísticas, mas deixa um raciocínio: “O que é que isto envolve? Envolve muitos milhares de milhões de euros. De quem? De pessoas que os querem por em territórios com legislação opaca. Ou seja: pode indiciar fuga aos impostos e estamos a falar de pessoas que têm muito dinheiro. Agora é fácil fazer as contas e qualquer um pode deduzir que se estará aqui a ocultar a investigação ou qualquer tipo de análise a estes montantes, à sua origem e destino.”

Paulo Ralha nota ainda que “parece agora claro qual o objectivo da ‘lista VIP’: instituir um clima de medo dentro da casa, para impedir os trabalhadores de fazer o seu trabalho como faziam até então”.

Contactado pela Renascença, o antigo secretário de Estado Paulo Núncio recusa comentar estas declarações de Paulo Ralha por não lhes atribuir qualquer crédito e acrescenta que terá "muito gosto" em deslocar-se ao Parlamento, quando for convocado, para prestar todos os esclarecimentos que forem considerados necessários.


Assis: “Este assunto deve ser esclarecido rapidamente”

O caso dos 10 milhões que saíram para “offshores” é um caso grave ou um acto de propaganda, considera o eurodeputado socialista Francisco Assis.

“Das duas uma: ou estamos perante um erro grosseiro e gravíssimo da parte do anterior Governo ou estamos perante uma acção de propaganda que vai para além dos limites admissíveis por parte do actual Governo. Este assunto deve ser esclarecido rapidamente e é bom que assim seja”, defendeu esta quinta-feira na Renascença.

O fiscalista e parceiro de debate de Francisco Assis no programa Carla Rocha – Manhã da Renascença, Taborda da Gama, tem uma visão diferente do assunto.

“O fisco não investiga sempre tudo. Não estamos num estado policial em que o fisco tem que autorizar qualquer movimento cambial ou financeiro. O sistema está a funcionar bem”, começa por dizer.

Pequenas ou grandes, as transferências “são o que são. Elas não têm que ser investigadas todas”.

Taborda da Gama questiona mesmo “o timing da notícia: antes do debate quinzenal”.

“É claramente algo que permite a especulação de que [a notícia] é posta para ‘desinsuflar’ o balão Caixa Geral de Depósitos”, avança.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • tiago
    23 fev, 2017 faro 18:40
    colocar dinheiro em off-shores sempre foi legal
  • 23 fev, 2017 Zeca Pinto 17:51
    Eles não vão para lá sozinhos. Não deixam de ter culpa quem lá os põe, e não vale dizer " não é por que eles lá estão"..
  • 23 fev, 2017 Zeca Pinto 17:51
    Eles não vão para lá sozinhos. Não deixam de ter culpa quem lá os põe, e não vale dizer " não é por que eles lá estão"..
  • 23 fev, 2017 Zeca Pinto 17:50
    Eles não vão para lá sozinhos. Não deixam de ter culpa quem lá os põe, e não vale dizer " não é por que eles lá estão"..
  • NL
    23 fev, 2017 Ermesinde 17:50
    Há 50 anos matei injustamente muita gente a mando de criminosos nazis que hoje me querem matar a mim. Não o vou permitir.
  • 23 fev, 2017 Zeca Pinto 17:44
    Eles não vão para lá sozinhos. Não deixam de ter culpa quem lá os põe, e não vale dizer " não é por que eles lá estão"..
  • Pois é!
    23 fev, 2017 port 17:39
    A chave das listas VIP!...E andam estes manguelas a acusar os outros de mentirosos quando andaram 4 anos a mentir dia sim, dia sim!
  • Demetrius
    23 fev, 2017 Colo do Pito 17:27
    O Sr. Paulo Ralha, para fazer as afirmações que faz, das duas uma, ou não sabe como funciona o sistema e obviamente é um ignorante , ou então sabe e é um pulha !
  • 23 fev, 2017 aldeia 17:18
    É tempo de a Justiça começar a punir quem tem culpas,deve haver inquérito para apuramento de responsabilidades,e em caso afirmativo,de haver responsáveis,estes serem julgados.
  • NL
    23 fev, 2017 Ermesinde 17:03
    Apesar de hoje não haver justiça com dignidade em Portugal, mesmo assim espero que Paulo Núncio seja incriminado pelos crimes que imputou a portugueses cumpridores e honestos.

Destaques V+