Tempo
|
A+ / A-

​Exploração petrolífera no Algarve. “Economicamente não é nada interessante”

23 fev, 2017 - 12:25

Associação está contra o furo do consórcio ENI/GALP na bacia do Alentejo. Protesto agendado para esta quinta-feira coincide com a audição no Parlamento dos subscritores de uma petição contra a exploração.

A+ / A-

Veja também:


Cerca de 500 pessoas são esperadas esta quinta-feira à tarde no protesto contra a exploração de petróleo na costa alentejana. A manifestação vai ter lugar, esta tarde, em frente à Assembleia da República.

Fred Levy, activista francês a residir no Algarve e um dos promotores da iniciativa, considera haver melhores alternativas.

“Sabemos que o solar tanto como o eólico são muito rentáveis no Algarve. Pensamos que estes recursos não vão dar rendimento directo, pelo menos para as populações locais. Quando se vê que as pessoas que estão a viver aqui vão principalmente sofrer os prejuízos pensamos que economicamente não é nada interessante”, diz à Renascença.

O protesto vai coincidir com a audição na comissão parlamentar de Economia, Inovação e Obras Públicas dos subscritores de uma petição contra o furo do consórcio ENI/GALP na bacia do Alentejo, prevista para quinta-feira, a partir das 14h00, segundo disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Aljezur, José Amarelinho.

O autarca também já se manifestou publicamente sobre a possibilidade de esta exploração petrolífera poder dificultar o processo de candidatura de Sagres a património da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) mas, ao ser questionado pela Lusa sobre esta matéria, remeteu uma posição para depois da audição parlamentar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Espiões caseiros
    23 fev, 2017 Lisboa 18:04
    O Fred Levy, deve ser um agente secreto dos franceses, a lutar pelos interesses das Petrolíferas Francesas!
  • Trancada
    23 fev, 2017 Coimbra 16:28
    Estes palhaços bem precisam de levar umas arrochadas nas costas, mas bem assentes .
  • tuga
    23 fev, 2017 lisboa 14:17
    Furos, façam furos descubram petróleo, gás natural, livrem Portugal da dependência dos outros, desenvolvam a industria criem postos de trabalho é disso que Portugal precisa como de pão para a boca!!! Esses ambientalistas podem ir limpar matas, plantar arvores, limpar praias, etc. ao fim e ao cabo serem uteis à sociedade!!!

Destaques V+