Tempo
|
A+ / A-

Cobras, suricatas, um chimpanzé e até um coati resgatados pela GNR

23 fev, 2017 - 12:15

Operação "Thunderbird" levou a fiscalização a todo o país.

A+ / A-

A GNR apreendeu mais de 80 animais, entre os quais suricatas, cobras, um chimpanzé e aves, em várias operações de combate ao tráfico e exploração ilícita de espécies protegidas.

As acções de fiscalização, que decorreram entre 30 de Janeiro e 19 de Fevereiro em todo o país, foram direccionadas para estabelecimentos comerciais e feiras, “para prevenir e detectar situações de posse, tráfico e exploração ilícita de espécies da fauna e flora e produtos derivados”, adianta a GNR em comunicado.

Durante a operação, denominada "Thunderbird", foram ainda fiscalizadas serrações, empresas transformadoras de madeira, operadores económicos do sector madeireiro e particulares, com o objectivo de “prevenir e detectar situações de tráfico de madeira tropical ilegal”.

Segundo a GNR, foram fiscalizados 4.311 animais, 345 operadores, 168 estabelecimentos comerciais, 87 operadores económicos de madeira, 50 serrações e 41 empresas transformadoras de madeira.

Foram apreendidos pelos militares do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente 63 aves, 12 cobras, quatro suricatas, um coati e um chimpanzé.

Na sequência das acções de fiscalização, que decorreram no âmbito da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção (CITES), foram detectadas 57 infracções e apreendidos 86 animais.

A operação contou com a colaboração da Autoridade Tributária, em acções de fiscalização nos aeroportos, portos e estações de correio e ainda com o apoio do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

A Guarda Nacional Republicana tem disponível 24 horas por dia a linha “SOS Ambiente e Território”, através do número azul 808 200 520 ou através do site, onde as pessoas podem denunciar situações que possam violar a legislação ambiental e animal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luís
    03 mar, 2017 Lisboa 08:42
    do contra, tuga e povinho: também há outros animais que deveriamser resgatados: as cavalgaduras. Têm aspeto humano, mas não têm cérebro. Têm um tijolo em vez de cérebro e insurgem-se contra a "esquerdalha".
  • André
    23 fev, 2017 Lisboa 22:19
    Sei onde é que apanharam a suricata. Era propriedade do filho de um dirigente do PSD. O animal vivia numa espécie de casota de cão com o telhado em plástico reforçado. Toda a gente sabia que ele tinha importado o animal ilegalmente com a ajuda do pai há 3 anos atrás. Já tinha recebido visitas das autoridades mas, só há 2 semanas atrás o animal foi recolhido e está a ser cuidado em Monsanto para poder vir a ser entregue ao Zoo de Lisboa. O filho da pessoa que tinha o animal adorava atirar pequenos insectos que iam sendo apanhados pelas armadilhas da quinta para ver a suricata correr atrás deles e apanhá-los.
  • José Saraiva
    23 fev, 2017 Viseu 16:30
    o chimpanzé e demais animais serão encaminhados para o ZOO de SÃO BENTO....
  • luis Valente
    23 fev, 2017 Tires. 16:01
    Esta visto pelos comentarios racistas do"docontra, tuga e povinho " questions sao uns ranhosos facistas e de pouca coragem, sao uns grandes homens atras de um computador Mas deviam era ser largados num bairro social problematico tipo" cova da moura " nus e com cartazes a dizer"Odeio pretos "porcos facistas! Tenham coragem sejam homens ja que os vossos pais nunca o foram!
  • Docontra
    23 fev, 2017 lisboa 14:20
    E África-Cacém são sé espécies protegidas pelo PCP e BE!!! Estou mesmo a ver a razia que vai ser!!!!!
  • povinho
    23 fev, 2017 lisboa 14:08
    Nos subúrbios da capital também há muitas espécies protegidas pela esquerdalhada!!! vão lá e levem-nos para os seus habitats naturais!!!
  • tuga
    23 fev, 2017 lisboa 13:49
    Se forem à linha de Sintra há lá muitas espécies protegidas pelos esquerdopatas!!!
  • Para refletir...
    23 fev, 2017 Almada 13:37
    Estou a ver que a espécie que não é protegida é a humana! Por exemplo os media ignoram maus tratos a seres humanos, mas querem saber de maus tratos a animais. Atraso civilizacional!
  • Sempre Atento
    23 fev, 2017 Beira Interior 13:20
    O estêrco humano é capaz de tudo pela ambição do dinheiro.

Destaques V+