Tempo
|
A+ / A-

Oposição quer “negociações directas” com Governo sírio

22 fev, 2017 - 21:09

As últimas três tentativas de reunião, entre Fevereiro, Março e Abril de 2016, com todas as partes falharam.

A+ / A-

A oposição síria pede "negociações directas" com o regime de Damasco durante as negociações de paz que têm início na quinta-feira em Genebra, sob a égide da ONU, disse o porta-voz do Alto Comité das Negociações.

"Fazemos um apelo para negociações directas. Isto vai poupar tempo e será uma prova de seriedade, em vez de se negociar em salas" separadas, disse Salem Meslet, em nome do Alto Comité das Negociações, que junta grupos chave da oposição na Síria.

Durante as últimas três rondas de negociações realizadas em Genebra em Fevereiro, Março e Abril de 2016, o mediador da ONU para a Síria, Staffan de Mistura não conseguiu sentar à mesma mesa os delegados da oposição e do Governo.

O porta-voz do Alto Comité das Negociações lembrou que em Abril a oposição já tinha pedido conversações directas.

"Estamos aqui para negociar. Comecemos com negociações directas e a discutir o órgão de transição", disse.

A oposição exige a saída do Presidente da Síria, Bashar al-Assad, e a criação de um organismo de transição, que organize eleições.

O regime está pronto para aceitar a realização de eleições após ser estabelecido um acordo de paz, mas não para discutir o destino do chefe de Estado sírio.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+