Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Descobertos sete planetas terrestres com condições para ter água

22 fev, 2017 - 18:04

Os planetas fora do Sistema Solar têm um tamanho e uma massa aproximados ao da Terra e orbitam uma estrela anã extremamente fria.

A+ / A-
Descobrir vida fora da Terra? "Já não é uma questão de
Descobrir vida fora da Terra? "Já não é uma questão de 'se', mas 'quando'"

Uma equipa internacional de astrónomos, incluindo a portuguesa Catarina Fernandes, detectou fora do sistema solar sete planetas semelhantes à Terra, onde a água, elemento fundamental para a vida, poderá existir em estado líquido.

Os sete exoplanetas (planetas fora do Sistema Solar) têm um tamanho e uma massa aproximados ao da Terra e orbitam uma estrela anã extremamente fria, a TRAPPIST-1, localizada a cerca de 39 anos-luz do Sol, revela o estudo da equipa, divulgado esta quarta-feira pela revista científica Nature.

Apesar de a estrela ser 'ultrafria', o estudo sugere que em seis dos planetas extrassolares potencialmente habitáveis, os que estão mais perto da TRAPPIST-1, a temperatura à superfície pode oscilar entre os 0ºC e os 100ºC.

O grupo de cientistas estima que estes seis planetas sejam rochosos como a Terra.

A investigação surge na continuidade de uma outra, em que a equipa de astrónomos, liderada por Michaël Gillon, da Universidade de Liège, na Bélgica, concluiu haver três exoplanetas em torno da estrela anã, mais pequena do que o Sol.

Motivado pela descoberta, anunciada em maio, o grupo, do qual faz parte Catarina Fernandes, encetou uma campanha de monitorização fotométrica (medição da luz) da estrela, a partir de telescópios espaciais, como o Spitzer, e terrestres, que permitiu identificar mais quatro exoplanetas no sistema estelar TRAPPIST-1.

No trabalho agora publicado, e que levou a agência espacial norte-americana NASA, que opera o telescópio Spitzer, a convocar uma conferência de imprensa para hoje, Michaël Gillon e colegas ressalvam que são necessárias mais observações para caracterizar em pormenor os planetas, em particular o sétimo, o mais afastado da estrela e cujo período orbital e interacção com os restantes planetas continua a ser um mistério.

A estrela anã deve o seu nome ao telescópio belga TRAPPIST, instalado no Chile

Em Agosto, uma outra equipa internacional de investigadores, liderada pelo astrónomo Guillem Anglada-Escudé, da universidade britânica Queen Mary, anunciou a descoberta de um planeta extrassolar a orbitar a estrela mais perto do Sol, a Próxima de Centauro, uma anã vermelha relativamente fria localizada a 4,22 anos-luz da Terra.

De acordo com o grupo de cientistas, o planeta em causa, o mais próximo da Terra, o Próxima b, tem uma temperatura adequada para ter água líquida à sua superfície, pelo menos nas regiões mais quentes, e eventualmente vida tal como se conhece.

Ao contrário dos exoplanetas do estudo hoje divulgado, o Próxima b tem uma massa 1,3 vezes superior à da Terra. O clima do Próxima b é igualmente muito diferente do 'planeta azul', sendo pouco provável que tenha estações devido à sua rotação e à forte radiação emitida pela sua estrela.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    23 fev, 2017 aveiro 17:50
    Nada de invejar o no nosso planeta temos o tintol além de água !
  • Marques da Sá
    23 fev, 2017 Évora 14:59
    Tarde demais. Foi apurado pela NASA que os Bloquistas são alienígenas provenientes do sistema de Trappis. Como conseguiram arruinar a vida nos seus planetas conseguiram fugir numa nave para a Terra.
  • Rui Silva
    22 fev, 2017 Montreal 19:35
    ​Descobertos sete planetas terrestres??? Nao sabia que a terra tinha sete planetas!!! Sera que eles circulam em torno da Terra? O jornalista deveria ter dito: DESCOBERTOS 7 EXOPLANETAS COM AS CARATERISTICAS DA TERRA. cOMO VAI O PROFICIONALISMO EM pORTUGAL...e É QUASE EM TODOS OS SECTORES...
  • André
    22 fev, 2017 Lisboa 19:14
    Cecília Meireles, deputada do CDS, já anunciou que entregou um requerimento na Assembleia da República para que seja aberta uma comissão de inquérito para saber se esses planetas são propriedade do CDS ou do PSD ou se são do estado Português. Já foi dito que o PSD se vai juntar a este requerimento com o pedido de colocar 26 deputados juntamente com os 15 do CDS mais os 250 secretários que terão de ser contratados a uma empresa de trabalho temporário.

Destaques V+