Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Caso Sócrates. Ministério Público pede afastamento do juiz Rui Rangel

22 fev, 2017 - 17:07 • Liliana Monteiro

"Há motivo sério e grave, adequado a gerar desconfiança sobre a imparcialidade do magistrado judicial”, argumenta a Procuradoria- Geral da República.

A+ / A-

O Ministério Público (MP) pede o afastamento do juiz Rui Rangel para decidir mais um recurso de José Sócrates no âmbito da “Operação Marquês”.

O incidente de recusa do juiz Rui Rangel deu entrada no Tribunal da Relação de Lisboa.

Numa nota enviada às redacções, a Procuradoria- Geral da República (PGR) explica que o fez por considerar que “há motivo sério e grave, adequado a gerar desconfiança sobre a imparcialidade do magistrado judicial”.

Em resposta à Renascença, o Tribunal da Relação lembra que a distribuição é feita através de programa informático e com a intervenção, rotativa, de nove juízes desembargadores, que são presidentes de secção.

O presidente da Relação considera que Rui Rangel, para além da sua intervenção como figura pública, reúne todas as condições para o exercício do cargo, encontrando-se no pleno exercício das suas funções.

O pedido do Ministério Público surge após a distribuição no Tribunal da Relação de mais um recurso interposto por José Sócrates, no âmbito da Operação Marquês.

O ex-primeiro-ministro está indiciado pelos crimes de fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e corrupção passiva para ato ilícito, tendo ficado preso preventivamente no Estabelecimento Prisional de Évora durante 288 dias.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Octaviano do Porto
    23 fev, 2017 Porto 10:34
    Assim,vai a n/justiça, como podemos confiar nela,se eles não confiam uns nos outros.
  • lv
    23 fev, 2017 lx 09:18
    O MP quer que o assunto Op.Marquês fique apenas entre Vidalha, o Saloio de Mação e Detective bigodaças," pessoas, que em momento algum levantaram suspeitas sobre a sua imparcialidade." E esta heim!
  • João Lopes
    22 fev, 2017 Viseu 20:32
    O desembargador Rui Rangel deve ser afastado deste processo Sócrates. Há gente que defenda que o juiz Rui Rangel deveria ser afastado da magistratura…
  • Filipe
    22 fev, 2017 évora 19:22
    Ora aí está um comprovativo como o poder judicial Português se move na lama da corrupção . Não e nada contra o magistrado Rui Rangel , mas com o corporativismo agora declarado ou melhor ilustrando , a seita criminosa terrorista altamente organizada que montou contra um ex Primeiro Ministro uma chacina humana e política . Se os ilustres detentores de um órgão de soberania desconfiam entre eles imaginem o povo o que poderá aferir dessa gente justiceira , talvez até estejam incluídos nos mil milhões de euros desviados para offshores , eles nem investigam , não vá lá aparecer o nome deles . Entram para a justiça pobres , uns coitados que nem advogados conseguem ser e depois de mais de alguns anos estão podres de ricos , carros a triplicar e casas a triplicar , não tem amigos com contas na Suíça , mas tem empréstimos para disfarçar a fortuna que dão origem das palmadinhas nas costas , os interesses maçónicos , políticos e por conseguinte , uma justiça reacionária e fascista . Perguntem a um deputado do PSD o que aconteceu quando ele sugeriu os magistrados terem de entregar a declaração de rendimentos e património , vá perguntem !
  • Manuel Silva
    22 fev, 2017 Braga 18:07
    Boa tarde É incrível compreender esta "geringonça" da Justiça. Penso que as dúvidas estão dissipadas, o Eng. Sócrates é corrupto, ponto final. Prisão com ele e terminam as novelas da "Operação Marquês". Vª Exª. Sr. Juízes do Supremo, se permitirem veleidades ao ex.1º ministro, ele ainda vai usar os Media contra tudo e contra todos e todos, todos vamos indemnizar este "canalha" corrupto.
  • RANGEL E ANGOLA
    22 fev, 2017 Lx 17:32
    Este Rangel tem telhados de vidro com Angola e não só...Nem se sabe como ainda é juiz..

Destaques V+