Tempo
|
A+ / A-

Óscares

Quanto cabe num envelope? Tudo o que precisa de saber sobre os Óscares

22 fev, 2017 - 15:50 • Catarina Santos

Sabe como se chegou a este ramalhete de finalistas? E quem tem às costas a responsabilidade de impedir que comece a bocejar durante as quatro horas de cerimónia? Contamos-lhe tudo.

A+ / A-
Contagem decrescente para os Óscares: Os melhores filmes
Contagem decrescente para os Óscares: Os melhores filmes

Os nervos sobem e a conta bancária de vários estilistas também. Mas nem só de flashes e brilhos fugazes se faz a noite mais longa de Hollywood. Na contagem decrescente para a entrega dos Óscares, que acontece este domingo, contamos-lhe tudo o que precisa de saber para acompanhar o momento com propriedade.

Quem decide?

Os membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. E quem pode ser membro? Mais de sete mil cineastas e profissionais do cinema, convidados pela direcção da Academia. Até ao ano passado, 91% eram brancos, 76% eram homens e o mandato nunca expirava, mesmo para quem já não pertencia à indústria.

Foi entretanto introduzida uma alteração para garantir mais diversidade entre os nomeados e quem não estiver activo no meio há mais de 10 anos perde direito de voto. Em vez de se limitar a aceitar sugestões dos actuais membros, a Academia fez um esforço para procurar novos elementos entre grupos sub-representados. O objectivo é duplicar a presença de mulheres e de minorias até 2020.

Quem nomeia para cada categoria?

Há 17 ramos de ofícios dentro da estrutura – dos realizadores aos actores, mas também quem trabalha em relações públicas, por exemplo. Na maioria das categorias, os nomeados são escolhidos por membros do respectivo ramo – actores escolhem actores, argumentistas escolhem os melhores argumentos e por aí fora. Mas há excepções: para o melhor filme em língua estrangeira, por exemplo, são criados comités especiais.

Todos os membros podem seleccionar os nomeados para melhor filme.

Como se vota?

As votações podem ser feitas online ou em papel e começam nos finais de Dezembro. Todos os boletins são validados pela consultora PricewaterhouseCoopers (PWC). Os nomeados são anunciados em Janeiro e depois começa o segundo processo de votação. Nesta fase, todos votam em todas as categorias. Finalizado o processo, apenas dois membros da PWC ficam a saber os resultados fechados nos envelopes, que serão depois abertos no palco do Dolby Theatre.

Jimmy Kimmel e a ingrata tarefa de apresentar os Óscares
Jimmy Kimmel e a ingrata tarefa de apresentar os Óscares

Quem apresenta?

Depois de ter apresentado os Emmys em 2012 e 2016, Jimmy Kimmel chega aos Óscares. O comediante e apresentador de televisão foi escolhido pela Academia por ser “cómico, aguçado, mas sem um espírito maldoso”, de acordo com Michael De Luca, um dos produtores da cerimónia.

É uma responsabilidade de peso num evento que tem lutado todos os anos para não perder ainda mais audiência. Já chegou a mais de mil milhões de pessoas em todo o mundo, mas hoje fica-se pelas centenas de milhões. Nos Estados Unidos, teve um dos mais baixos resultados de sempre no ano passado: 34 milhões de espectadores.

O que esperar do anfitrião?

Jimmy Kimmel deu um exemplo de algo que o marcou nas cerimónias passadas: aquele momento, em 1999, em que “A vida é bela” vence o Óscar de melhor filme em língua estrangeira e Roberto Benigni desata a saltar por cima das cadeiras. Pois bem, nada melhor que uma cerimónia que tem um musical a dominar as nomeações para que o próprio Kimmel se possa inspirar nessa “mistura de Fred Astaire com crowdsurfing”, como o próprio lhe chamou.

Claro que isto é tudo especulação e não sabemos o que o comediante terá na manga. Sabemos, porém, que conta com os melhores desejos de azar por parte de Matt Damon, com quem tem uma ~"zanga" fictícia há anos. O actor é também produtor do filme “Manchester by the sea”, pelo que estará na sala, e garantiu no programa de Ellen DeGeneres que vai estar “a algumas filas de distância a fazer figas para ele falhar”, deixando no ar que até pode “atirar-lhe coisas".

Contagem decrescente para os Óscares: Os melhores actores
Contagem decrescente para os Óscares: Os melhores actores

Quem entretém?

Não podemos antever todos os números de entretenimento que estão desenhados par animar o Dolby Theatre, mas podemos contar com performances ao vivo das canções nomeadas.

- Justin Timberlake vai cantar "Can't stop the feeling", do filme de animação “Trolls”;

- John Legend, que já venceu um Óscar em 2015 pelo tema “Selma”, vai agora emprestar a voz aos dois temas de “La La Land” com nomeações: "Audition (The Fools Who Dream)" e "City of Stars". No filme, os temas são interpretados por Emma Stone e Ryan Gosling, mas vão ganhar nova vida com Legend, que é produtor executivo.

- Sting vai interpreter "The Empty Chair", do documentário “Jim: The James Foley Story”. É a terceira vez que uma música vale uma nomeação para o músico inglês, mas nunca venceu.

- Lin-Manuel Miranda junta-se a Auli'i Cravalho para interpretar “How Far I’ll Go”, do filme de animação “Moana”. Se vencer, torna-se um dos poucos artistas a conseguir o feito de alcançar o ramalhete conhecido como “EGOT”: um Emmy, um Grammy, um Óscar e um Tony.

Contagem decrescente para os Óscares: As melhores actrizes
Contagem decrescente para os Óscares: As melhores actrizes

Quem entrega os prémios?

Costumam vir aos pares e sair do lote de nomes mais reputados da indústria do cinema. Têm a tarefa de abrir os envelopes mais bem guardados do momento e anunciar ao mundo os vencedores.

Este ano já estão confirmadas estrelas como Amy Adams, Charlize Theron, Halle Berry, Scarlett Johansson, Javier Bardem, Felicity Jones, Chris Evans, Gael Garcia Bernal e Samuel L. Jackson. E, claro, os vencedores das categorias de actores do ano passado: Leonardo DiCaprio, Brie Larson, Mark Rylance e Alicia Vikander.

Onde ver e ouvir?

A passadeira vermelha começa a animar-se a partir da meia-noite. A cerimónia propriamente dita começa pela 1h30 de Portugal Continental. A Renascença abre uma emissão especial a partir da 1h00, com vários convidados em estúdio para comentar todos os passos relevantes da noite mais longa de Hollywood. Antes ainda, toda a informação estará também actualizada minuto a minuto e em contagem decrescente para a cerimónia em rr.sapo.pt.

A estação de televisão que transmite a emissão oficial do evento é a ABC, que vai passar o evento em streaming. Por cá, a transmissão televisiva está a cargo da SIC.

“La la land”, diversidade e o regresso de Gibson. Os Óscares 2017
“La la land”, diversidade e o regresso de Gibson. Os Óscares 2017
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+