Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Costa admite “discrepâncias significativas” detectadas nas transferências para "offshore"

22 fev, 2017 - 15:40

O Governo verificou "discrepâncias significativas" em 20 operações feitas sem o tratamento da Autoridade Tributária, num montante de cerca de dez mil milhões de euros.

A+ / A-

O primeiro-ministro, António Costa, disse, esta quarta-feira, que o Governo detectou "discrepâncias significativas" nas transferências para paraísos fiscais ("offshore"'), e garantiu que o executivo adoptou "normas" e "acordos" para controlar situações como esta.

"Em 2015, o Governo ordenou que fosse verificado o que tinha acontecido quanto ao registo das operações entre 2011 e 2015 de transferências para ‘offshore'", sublinhou o chefe do Governo, falando no debate quinzenal na Assembleia da República e respondendo a questões da coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins.

O executivo, concretizou Costa, verificou "discrepâncias significativas" em 20 operações feitas sem o tratamento da Autoridade Tributária, num montante de cerca de dez mil milhões de euros.

O jornal Público noticiou, na terça-feira, que quase dez mil milhões de euros em transferências realizadas entre 2011 e 2014 para contas sediadas em paraísos fiscais não foram nesse período alvo de qualquer tratamento por parte da Autoridade Tributária e Aduaneira, embora tenham sido comunicadas pelos bancos à administração fiscal, como a lei obriga.

"O governo anterior deixou sair pela porta do cavalo dez mil milhões de euros. É um número nada pequeno, é mais do que gastamos com o Serviço Nacional de Saúde", disse por seu turno a bloquista Catarina Martins.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Zé das Coves
    23 fev, 2017 Alverca 08:55
    Fico impressionado com alguns comentários, esta noticia diz bem a qualidade de governantes que têm estado a frente do nosso País ! sempre na espectativa de favorecerem os amigos, e quem sabe receberem também a sua parte !
  • carlos
    22 fev, 2017 PORTO 22:57
    ORA VEJAM, OS LOBOS A ACUSAR O PASTOR DE TER COMIDO AS OVELHAS....
  • Teresa
    22 fev, 2017 Lisboa 21:34
    Com o Costa na Assembleia só fala quem o bajula . Mais bem dito ,quem engole sapos todos todos dia.
  • Pantufas
    22 fev, 2017 Lisboa 19:06
    SÃO TODOS VIGATISTAS
  • Santos
    22 fev, 2017 Leiria 18:30
    Quer dizer o ano 2016 ficou de fora. É mesmo aldrabão este derrotado Costa - fui o braço direito do Sócrates por isso vale tudo.
  • Jonas
    22 fev, 2017 coimbra 18:12
    A" geringonça " vai inventado casos do passado para aliviar o sem tino.
  • vc
    22 fev, 2017 vc 18:11
    Manda esses CORRUPTOS Direitinhas para a Prisa!... Eles andam a pedilas.
  • ISABEL PINTO
    22 fev, 2017 LISBOA 18:00
    durante este período centenas ou mesmo milhares de cidadãos ficaram sem casa por causa de penhoras e de repente aparece esta noticia. seria melhor que o fisco estivesse atento a estas situações. agora pergunto quem vai ser responsabilizado por isto? É lamentável situações destas e sem culpados
  • Napoleon Bonaparte
    22 fev, 2017 Lisbon City 17:56
    Isto de 10 mil milhões de euros para cerca de vinte transferências não é relevante, trata-se a meu ver apenas de valores insignificantes. Gostaria mesmo, mesmo, era de saber quanto custa para conseguir que o controlador finja que está a assobiar para o lado, enquanto essas módicas quantias circulam silenciosamente entre outros milhares, de valores dispares...
  • LCarlos
    22 fev, 2017 Leiria 17:38
    Enquanto (PS, PSD,PP, BE e PC) se mantiver no controle do Estado, temos que salvaguardar o nosso dinheirinho, mantendo-o afastado dos olhares desta pandilha que só sabem chular o povo através das taxas e impostos!

Destaques V+