Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ilha do Farol. Ânimos muito exaltados na tomada administrativa de 35 casas

22 fev, 2017 - 09:30

Várias providências cautelares deram entrada em tribunal, algumas delas esta quarta-feira.

A+ / A-

Veja também:


Decorre esta quarta-feira de manhã, no meio de muitos protestos e lágrimas da parte da população, a tomada de posse administrativa de 35 habitações no núcleo do Farol da ilha da Culatra, nas ilhas-barreira da Ria Formosa, distrito de Faro.

A intervenção está a cargo da Sociedade Polis Litoral Ria Formosa, criada em 2008 com vista a uma operação integrada de requalificação e valorização da orla costeira na Ria Formosa, entre Vale do Lobo (concelho de Loulé) e Vila Real de Santo António.

A tomada de posse administrativa está a ser feita por técnicos da Polis, acompanhados por cerca de 40 elementos da Polícia Marítima, enquanto dezenas de moradores se colocam em frente às casas para tentar impedir a acção.

O proprietário de uma das habitações alegou mesmo não ter recebido qualquer notificação da tomada de posse (o primeiro passo para a demolição).

Os ânimos estão exaltados e há muita gente emocionada, porque a maioria destas casas existem há mais de 40 anos e têm acompanhado várias gerações. Os proprietários dizem mesmo que as casas foram construídas perante o olhar e até ajuda das autoridades, muitas delas antes do 25 de Abril.

Para tentar evitar as demolições, os populares alegam já ter gasto quase sete mil euros em acções no tribunal. Três delas foram enviadas para o tribunal administrativo, que disse não ter competência para decidir por o argumento ser o usocapião.

Os proprietários foram, então, encaminhados para o tribunal cível, que, de acordo com o representante dos habitantes do núcleo do Farol, ainda não terá informado a Sociedade Polis sobre as providências cautelares.

Em tribunal estão perto de 20 processos. A par de manifestações e protestos contínuos de moradores, associações e autarquia, vários partidos também têm tomado posição, entre os quais PCP e Bloco de Esquerda.

Para não criar conflitos e contornar os protestos, os agentes da Polícia Marítima vão agindo sem responder a provocações, enquanto os técnicos da Sociedade Polis, sem entrar nas habitações, lêem o decreto da tomada de posse e o fixam na habitação, passando logo de seguida à próxima.

As demolições deverão ocorrer dentro de um mês.

De 400 para 50 casas a demolir

As habitações visadas, nesta altura, são as que encontram na faixa de risco definida pelo Governo, donde se excluem as de primeira habitação e as casas de mariscadores.

O processo só deverá ser revisto novamente dentro de um ano, de acordo com o já anunciado pelo ministro do Ambiente.

Mas nem sempre foram estas as condições. A primeira fase de intervenções nas ilhas-barreira da Ria Formosa ao abrigo do programa Polis iniciou-se no final de 2014, ano em que foram demolidas as primeiras construções ilegais em alguns ilhotes e na Praia de Faro.

Durante a campanha eleitoral, o PS prometeu rever o processo iniciado no Governo anterior (PSD/CDS). Dessa revisão, resultou a redução do número de casas que deveriam ser demolidas.

No início de Outubro, o ministro do Ambiente disse no Parlamento que as demolições estavam em análise "caso a caso", mas, no mesmo dia, chegavam aos proprietários das construções ameaçadas de demolição notificações de posse administrativa.

Nessa altura, eram 81 as construções sinalizadas para demolição em ambos os núcleos, número que agora baixou para meia centena, 35 das quais no núcleo do Farol.

A contestação e os avanços e recuos neste processo acabaram por levar o presidente da Sociedade Polis Litoral Ria Formosa, Sebastião Teixeira, a demitir-se, em Outubro de 2016. A 28 de Novembro, o Governo anunciou José Pacheco como novo presidente do conselho de administração.


[Notícia actualizada às 10h20]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Isabel Labrego
    22 fev, 2017 Mirandela 14:49
    Catarina fostes lá incendiar os ânimos so para entalares o costa e o PS.Mas olha eles são moles e gostam de ti.Sabes eles são daqueles que quanto mais levam mais gostam de quem lhes bate O que querem estar no governo.E tu que eras uma bailarina de teatro de feira, agora até falas mais na TV que costa.
  • Manuel
    22 fev, 2017 Lisboa 14:44
    Prefiro ter um resort nestas ilhas do que ter um bairro de lata a sujar as praias. Ao menos o resort ainda paga contribuições e está sujeito a regras de higiene, as baaracas é aquilo que se vê, basta ir à Fonte da Telha ou à Cova do Vapor. Parecem pretos.
  • A
    22 fev, 2017 A 13:04
    É caso para perguntar, onde estão o S. Jerónimo e a Santa Catarina? Apareçam!
  • rogerio
    22 fev, 2017 Olhão 12:41
    Se ousarem construir um complexo turístico nas ilhas,a retaliação não vai ser evitada.
  • Ricardo Brasa
    22 fev, 2017 Sacavém 12:39
    Agora é que devia la estar a catarina do bloco esquerda e pôr-se à frente da Policia.
  • Marco Almeida
    22 fev, 2017 Olhão 12:31
    Hélia Galvana, a "Deserta" fica a poente e chama-se Barreta, e o que chama "Farol" é o cabo de Santa Maria
  • Fausto
    22 fev, 2017 Lisboa 12:22
    È oportunismo ter um casota ilegal na ilha...mas já não vai ser quando instalarem lá mais um resort contra todas as questões ambientais...vocês vão ver...
  • Luis
    22 fev, 2017 Setúbal 12:14
    No antigo Oeste no continente americano é que era chegar e ocupar. Grande lata, por que carga de água é que alguém chega, coloca uma cerca e diz que a partir de agora é dele? Quiseram fazer o mesmo no Portinho da Arrábida, onde até já impediam quem queria passar para a praia. Diziam os energúmenos que os que queríamos passar estávamos a pisar terreno privado, sujeitando-nos às consequências. Sei de casos que alguns trogloditas ainda venderam terrenos a alguns ingénuos. O que é público deve continuar a sê-lo. O que é isso de casas com cerca de 40 anos já terem visto várias gerações? 40 anos?
  • Caparicano
    22 fev, 2017 Costa Caparica 12:14
    Só na Costa da Caparica é que a inércia da autarquia de almada e de governo se mantém, e não actuam perante os bairros clandestinos que de dia para dia aumentam, numa zona protegida...
  • Ruben
    22 fev, 2017 Austria 11:25
    Espero daqui a uns tempos não estar a ler: "Complexo Hoteleiro começou a ser construído na Ilha da Culatra"...

Destaques V+