Tempo
|
A+ / A-

O que tem Portugal para oferecer à Tesla? Lítio, bom "timezone" e muito sol

21 fev, 2017 - 07:53

Uma iniciativa de cidadãos, nascida numa rede social, quer trazer para Portugal uma megafábrica da Tesla, a empresa norte-americana de carros e carregadores eléctricos. Há vários países europeus na corrida.

A+ / A-
Cidadãos querem fábrica da Tesla em Portugal. É assim que a querem convencer
Cidadãos querem fábrica da Tesla em Portugal. É assim que a querem convencer

O grupo "Bring Tesla Gigafactory to Portugal!" promove esta terça-feira, em Lisboa, uma conferência sobre como atrair o gigante automóvel norte-americano para solo português.

"Como atrair investimento para Portugal – Case Study Tesla" é o nome da conferência, donde deverá sair um dossier técnico a ser apresentado no Greenfest – o maior evento de sustentabilidade do país, nas suas três vertentes: ambiental, social e económica.

“Estima-se que, se a fábrica vier para a Europa, o investimento seja maior do que o que foi feito no Nevada”, diz à Renascença Patrícia Candeias, consultora e uma das dinamizadoras da iniciativa “Bring Tesla Gigafactory to Portugal!” – criada em Novembro de 2016, depois de o dono da Tesla, Elon Musk, ter manifestado vontade em construir uma fábrica na Europa.

Sendo as redes sociais o melhor canal de comunicação com Musk, o grupo foi criado no Facebook e já conta com 73 mil seguidores. O objectivo “é vender a imagem de Portugal junto da Tesla”, explica Patrícia Candeias.

A tarefa não será fácil, uma vez que na corrida estão países como Espanha, França, Holanda e outros da Europa de Leste.

Porquê Portugal? “Temos factores como recursos humanos, somos o maior produtor de lítio da Europa, temos boa exposição solar e um timezone privilegiado”, indica a consultora.

A decisão deverá ser anunciada no primeiro trimestre deste ano. Patrícia Candeias ressalva que a entrada em cena do novo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pode ter alterado a decisão, “mas se a Tesla ainda quiser vir para a Europa queremos sinalizar o país”.

A vinda da Tesla representa um investimento de muitos milhões de euros com a possibilidade de criar milhares de empregos.

“Se olharmos para os números do Nevada, foram criados 6.500 postos de trabalho directos, 11 mil indirectos com cinco mil milhões de investimento e um retorno de 100 mil milhões em cerca de 20 anos”, refere a promotora da iniciativa “Bring Tesla Gigafactory to Portugal!”.

A conferência desta terça-feira vai decorrer no ISCAD, às 12h00, com sessão de abertura às 12h30 onde será feito um enquadramento global do projecto, seguindo-se comunicações sobre vários temas, entre os quais "Porquê é que a Tesla é uma love brand?".

Será ainda lançado oficial do primeiro vídeo promocional.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos
    20 nov, 2017 Sesimbra 00:02
    Se é verdade. Vamos ter problemas. O médio oriente é o exemplo
  • Cidadao
    22 fev, 2017 Lisboa 10:50
    Isso é que seria mais que optimo: empregos, desenvolvimento, novas tecnologias, startup's em força, e todo um know how com valores acrescentados com multiplas possibilidades para o futuro. E embora se saiba que estas empresas fixam-se onde houver melhores isenções e benefícios, temos pontos a nosso favor, desde as tais jazidas de lítio para as baterias, até coeficiente de exposição solar para fabrica auto-sustentavel. Boas vias de comunicação, o Mar ao pé de casa, um País calmo sem sobressaltos, e mão-de-obra qualificada - assim lhe paguem como tal. E isso da coligação de Esquerda - onde é que está escrito que só pode haver coligações de Direita? - maioritária, e legitimada, tanto pelo presidente como por aprovação do programa de governo na AR, ser contra só por ser de iniciativa privada, são tretas inventadas. Desde que os direitos estejam salvaguardados e cumpram a Lei, o que há a opor?
  • vaca voadora
    22 fev, 2017 Santarém 00:11
    E Agora, então você acha que PSD e CDS estarão contra uma iniciativa desta? Esta é pergunta para você fazer à geringonça que se apoderou do Poder e como deve saber parte deles são contra a iniciativa privada e o investimento estrangeiro, esses sim, é que poderão ser logo à partida um entrave e uma maneira desconfiada de nos encararem como possíveis candidatos.
  • ...
    21 fev, 2017 somewhereovertherainbow 14:08
    ...e quem o "transforma"? [espero não estar a dizer umas asneira muito grande]
  • Indignada
    21 fev, 2017 Fig. da Foz 10:25
    Estou muita satisfeita com esta notícia. Oxalá que se decidam a ficar em Portugal, afim de criar empregos para os portugueses, dinamizar outras indústrias nacionais e ajudar o Estado socialista a pagar o que deve ao estrangeiro.
  • E agora?
    21 fev, 2017 Lis 09:20
    Os potestativos PSDs e os seus acólitos CDSs não pedem uma comissão de inquérito parlamentar? Talvez não seja preciso pois o ministro das finanças Centeno responsavelmente acaba por pôr as contas em ordem e a esse é que é preciso averiguar porque o faz?...Sacanagem que se habituou a trapacear-nos e a arranjar bodes expiatórios.

Destaques V+