Tempo
|
A+ / A-

Fuga de Caxias. PGR garante que emitiu mandados de detenção

20 fev, 2017 - 21:15

Em resposta à Renascença, a Procuradoria esclarece que foram seguidos todos os procedimentos previstos na lei.

A+ / A-

A Procuradoria-Geral da República (PGR) garante que foram emitidos os respectivos mandados de detenção para os três reclusos que fugiram de Caxias.

Em resposta à Renascença, a PGR garante que foram seguidos todos os procedimentos previstos na lei.

O esclarecimento surge depois de o jornal “Público” ter avançado, citando fonte próxima do processo, que um dos chilenos foi detido com documentação falsa. O outro recluso com a mesma nacionalidade também tinha sido detido, mas acabou libertado por inexistência de mandado de detenção.

A libertação deste segundo homem não foi confirmada nem pela PGR nem pelo Ministério da Justiça.

O terceiro fugitivo da prisão de Caxias é um luso-israelita e continua a monte.

Contactado pela Renascença, o responsável do Sindicato dos Guardas Prisionais, Jorge Alves, descreve a falta de condições que existe na cadeia de Caxias.

“As torres, na maior parte dos casos, não têm altura suficiente para garantir uma visibilidade periférica do espaço. Por isso, os guardas não conseguem ver o que possa estar a acontecer debaixo de si", afirma Jorge Alves.

"Os meios de videovigilância, não tendo manutenção, vão ficando cada vez mais obsoletos, acabando por deixar de funcionar. Sendo que é necessário pessoal para verificar as câmaras e não estar a fazer outro serviço, como acontece na maior parte dos estabelecimentos prisionais. Temos o problema das comunicações, muitas das torres não têm rádios”, denuncia o dirigente do Sindicato dos Guardas Prisionais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mário Guimarães
    21 fev, 2017 Lisboa 10:15
    A Justiça do 25 de Abril! Corrupção e mais Corrupção !
  • Zé das Coves
    21 fev, 2017 Alverca 08:25
    É motivo para PSD e CDS pedirem uma comissão de inquérito
  • Toninho Marreco
    21 fev, 2017 Alpedrinha 07:50
    Este país é uma risota ... Valha-nos isso , ao menos rimo-nos destas coisas ...
  • JOSE
    21 fev, 2017 Porto 02:53
    O ue faz a falta de guardas, e os atestados medicos para os "" guardas"" estarem for a a gozar o que os outros pagam. Deviam era meter na cadeia quem dixa passer a droga, os telemoveis e as serras para as grades Por fim deviam era fazer o trabalho para o qual concorreram. Claro que e outra cambada de parasitas
  • Carlos Borges
    21 fev, 2017 S Marcos 00:22
    Havendo uma notória falta de guardas prisionais nas cadeias, facto que está a colocar em causa a vigilância das mesmas , a quem se deve pedir responsabilidades por não estar ainda concluído um concurso para admissão de guardas, aberto há mais de 3 anos? Há quem tenha concorrido simultâneamente para a PSP e já estão em funções há mais de um ano. Quando os concorrentes forem chamados para iniciar o curso de formação de guardas, quantos se apresentarão? Para quando se voltará a reativar uma Direção de Obras e Infra Estuturas, que em tempos existiu, com técnicos especializados, para evitar o descalabro em que as cadeias se encontram neste momento?
  • Filipe
    20 fev, 2017 évora 23:06
    Pois é , talvez os polícias que vendem armas do armeiro público a criminosos tenham estado na manifestação que subiu as escadas da Assembleia da República , e no fim também tem direito a subsídio de risco . Mas a verdade que todos os Portugueses veem todos os dias é outra , eis : Todos os dias sem parar existem assaltos violentos em Portugal com recursos a armamento pesado contra pessoas e bens patrimoniais . Todos os dias existem acidentes mortais nas estradas em sitos vulgares assinalados como pontos negros . Mas , depois não se vislumbram agentes de segurança ... ou aparecem horas depois ou nem aparecem . Mas , nos estádios de futebol ao fim de semana aparecem todos de uma vez para mamarem os chamados gratificados ou horas extras e atiçarem as claques de futebol umas contra as outras . Agora chegou às prisões , a falta de agentes ... mas existem demais para meterem lá dentro droga , até o padeiro e cozinheiro a lá mete . Saíram da prisão onde muitos já lá passaram e não conseguiram sair ... foi preciso serem de outro país para estarem lá à meia dúzia de dias e já conhecerem os hábitos dos guardas e a sua cegueira ... será que fizeram algum acordo como nos sms´s da CGD ?
  • Carlos Gonçalves
    20 fev, 2017 Seixal 22:15
    De repente faltam todos os meios, as torres deixaram de funcionar agora, não há guardas agora, etc, etc. Durante os 4 anos do anterior governo estava tudo impecável... Não deu porque os guardas reclamassem junto da Ministra anterior...tenham dó!!
  • jrmoura
    20 fev, 2017 lisboa 21:35
    É o costume

Destaques V+