Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fugitivo de Caxias foi libertado pelas autoridades espanholas

20 fev, 2017 - 19:27

Apenas um dos reclusos que fugiram na madrugada de domingo da prisão de Caxias está formalmente detido.

A+ / A-

Os dois reclusos chilenos que se evadiram da prisão de Caxias foram detidos no domingo no aeroporto de Madrid, com passaportes falsos, mas um deles foi libertado pelas autoridades espanholas, disse à agência Lusa a Polícia Nacional espanhola. A libertação do fugitivo ainda não foi confirmada nem pela Procuradoria Geral da República (PGR) nem pelo Ministério da Justiça.

Em resposta à Renascença, a PGR garante que foram emitidos os respectivos mandados de detenção para os três reclusos que fugiram de Caxias. O Ministério Público assegura que foram seguidos todos os procedimentos previstos na lei.

Mas uma outra fonte ligada ao processo disse à agência Lusa que terá havido um "atraso" no envio e recepção em Espanha do mandado de detenção europeu (MDE), o que permitiu que um dos chilenos evadidos fosse libertado, facto para o qual também contribui não existir vaga no centro de detenção espanhol.

O outro chileno só não foi também libertado pelas autoridades espanholas, porque, depois de identificado, as autoridades verificaram que era procurado em Espanha por crimes cometidos neste país.

A mesma fonte admitiu que terá havido um "atraso" no envio do MDE, pois caso contrário teriam os dois chilenos ficado imediatamente detidos ao abrigo do MDE.

A fonte não soube explicar porque razão um dos chilenos, apesar de apresentar um passaporte falso, acabou por ser libertado por falta de espaço no centro de detenção local.

Três reclusos, dois chilenos e um português fugiram na madrugada de domingo do Estabelecimento Prisional de Caxias, concelho de Oeiras, através da janela da cela que ocupavam.

Entretanto, os ministérios da Administração Interna e da Justiça confirmaram hoje a detenção em Madrid de um dos três reclusos evadidos do estabelecimento prisional de Caxias, adiantando que o detido, de nacionalidade chilena, "encontra-se sob custódia das autoridades espanholas".

"Assim que foi identificada a fuga dos três reclusos, as autoridades portuguesas trocaram a informação necessária não só entre si, mas também no âmbito dos mecanismos de cooperação policial internacional, tendo ainda sido desenvolvidas ações, que continuam em curso, no âmbito da cooperação judicial internacional", refere o comunicado dos dois ministérios.

Os ministérios da Administração Interna e da Justiça salientam ainda que, "mal foi conhecida a fuga, as forças e serviços de segurança iniciaram ações e operações com vista à recaptura dos evadidos".

Em comunicado divulgado no domingo, a Direção Geral dos Serviços Prisionais indicou que os dois cidadãos chilenos, com 29 e 30 anos, e um português com 30 anos, se encontravam presos a aguardar julgamento por crimes de furto e roubo em processos criminais distintos.

A direção-geral "instaurou de imediato um processo de averiguações, a cargo do Serviço de Auditoria e Inspeção da Direção Geral".

A fuga dos três detidos foi comunicada às diversas forças policiais - GNR, PSP e PJ - para a captura dos evadidos.

[notícia actualizada às 20h34 - com resposta da PGR]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Rosa.
    20 fev, 2017 Lisboa 21:06
    Mais uma moeda para cofre. para pagar a propaganda de Marcelo ao povo Espanhol para seguir Portugal e em próximas eleições votarem esquerda e fazerem uma geringonça espanhola, porque em Portugal é e será um sucesso. Narrativas destas feita em solo Espanhol foi uma ofensa, penso eu, para o PP que governa Espanha e toda a outra direita.O prof. Marcelo vai ser um perigo quando fala e representa Portugal.Por isso aconselho que lhe seja colocado um chip e seja monitorizado quando fala em representações do Povo e quando se exceder cortar-lhe a palavra.O país não pode pagar por um fala barato.
  • couto machado
    20 fev, 2017 porto 20:04
    Andamos todos muito ocupados a falar do senhor Trump, dizendo cobras e lagartos do Presidente eleito democraticamente pelos americanos. Não seria melhor falar do que aqui se passa e que pode pôr em perigo os nossos bens e até as nossas vidas ?

Destaques V+