Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

França

Buscas na sede da Frente Nacional de Marine le Pen

20 fev, 2017 - 18:07

Operação policial está relacionada com a alegada utilização fraudulenda de dinheiros europeus.

A+ / A-

A polícia francesa realizou esta segunda-feira buscas na sede da Frente Nacional, partido liderado pela candidata presidencial Marine Le Pen.

A operação teve como alvo as instalações do partido de extrema-direita na região de Paris.

As buscas aconteceram no âmbito de uma investigação a fundos da União Europeia utilizados para pagamentos a assistentes parlamentares, avança a agência Reuters.

A Frente Nacional já reagiu. Em comunicado, o partido de Marine Le Pen fala numa “campanha mediática”, com o objectivo de “perturbar o curso da campanha presidencial”.

As buscas à sede do partido acontecem dias depois de serem conhecidas as conclusões de um relatório organismo antifraude da União Europeia (OLAF).

De acordo com o documento, citado pela imprensa francesa, Le Pen admitiu reconheceu ter empregado ficticiamente como assistente parlamentar o seu guarda-costas Thierry Légier, para "regularizar salários e despesas".

A candidata já negou alguma vez ter criado um falso emprego para o seu guarda-costas.

O relatório do organismo de antifraude da União Europeia está directamente ligado com as anteriores suspeitas de membros da Frente Nacional enganarem o Parlamento Europeu.

Um desses casos é o de Catherine Griset, a assistente parlamentar que na verdade trabalhava para a Frente Nacional e não no Parlamento Europeu. Marine Le Pen também negou qualquer irregularidade neste caso e recusou-se a devolver o dinheiro, cerca de 300 mil euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carolina Feiteira
    20 fev, 2017 Mangualde 23:02
    Os socialistas franceses não fogem à estupidez que os norteiam.Então provocam este incidente sabendo que Le Pen vai-se tornar vítima e vai ganhar mais uns votos. Aos socialistas franceses falta-lhes um mestre em técnicas de politicas de de confusão, precisam de um Marcelo, costa tem aprendido muito com ele, e por mais asneiras que fassa,ele Marcelo está logo na TV a tirá-lo de cena e a elogiá-lo.Por isso o P S francês vai dar de mâo beijada a eleição de Le Pen.A geringonça lá não vai singrar.

Destaques V+