Tempo
|
A+ / A-

Lone Star sozinha na corrida à compra do Novo Banco

20 fev, 2017 - 11:51

Empresa de investimento norte-americana tem agora condições de exclusividade na venda do Novo Banco.

A+ / A-

Veja também:


O Banco de Portugal confirmou esta segunda-feira que a Lone Star avança sozinha para a fase definitiva das negociações de venda do Novo Banco.

Em comunicado, o regulador refere que o fundo norte-americano avança agora "em condições de exclusividade, com vista à finalização dos termos em que poderá realizar-se a venda da participação do Fundo de Resolução no Novo Banco".

O processo de venda avança, assim, com três intervenientes: Lone Star, Governo e Bruxelas.

A decisão de avançar em exclusivo com o fundo norte-americano decorre do facto de a Lone Star ter adaptado a sua proposta inicial, que implicava contragarantias do Estado português para o crédito malparado.

De acordo com os termos agora em cima da mesa, o Governo deverá ficar com uma parte do Novo Banco, que poderá, numa fase posterior, vender. Trata-se, pois, de um esquema accionista que desbloqueia a necessidade de contragarantias e que é visto com bons olhos por Bruxelas.

A Lone Star também já garantiu que irá manter António Ramalho na liderança do banco.

Eram três os finalistas à compra do Novo Banco: o fundo chinês Minsheng e os fundos norte-americanos Lone Star e Apollo/Centerbridge.

Dificuldades financeiras demonstradas pelo fundo chinês colocaram a Lone Star à frente, mas só agora foi destacada como provável comprador do banco português (processo que tem de estar concluído até dia 3 de Agosto).

A parceria Apollo/Centerbridge teve sempre um posicionamento muito discreto.

Em Janeiro, chegou a ser avançada a hipótese de o BCP e o BPI poderem voltar a entrar na corrida, mas tal não chegou a acontecer.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+