Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Trump inventa atentado na Suécia

19 fev, 2017 - 15:54

A nova administração norte-americana continua política dos “factos alternativos”. Ex-primeiro-ministro sueco pergunta: "O que andou Trump a fumar?".

A+ / A-
Trump inventa atentado na Suécia
Trump inventa atentado na Suécia

Donald Trump está na Casa Branca há quatro semanas. O novo Presidente dos Estados Unidos tem estado envolvido em várias polémicas e a mais recente envolve a Suécia.

O jornal canadiano Thestar.com fez a compilação das “80 mentiras” já avançadas por Trump ou alguém da sua administração.

A 80ª inverdade é a de que Donald Trump teve mais votos no colégio eleitoral de que os seus antecessores. No entanto, quer Barack Obama, quer Bill Clinton, quer George Bush tiveram mais apoio.

No entanto, este número já está desactualizado. É que este sábado o Presidente norte-americano aludiu a um atentado terrorista, que não existiu, na Suécia para justificar a sua política anti-imigração.

"Olhem para o se passa na Alemanha, olhem para o que se passou ontem à noite [sexta-feira] na Suécia. A Suécia, quem haveria de pensar? A Suécia. Eles acolheram muitos refugiados e agora têm problemas como nunca imaginaram que iriam ter", afirmou Donald Trump num discurso na Florida em defesa da sua política anti-refugiados e anti-imigração.

A falsa informação propagou-se rapidamente na rede social Twitter, onde o ex-primeiro-ministro sueco Carl Bildt escreveu: "A Suécia? Um atentado? O que é que ele fumou?".

A declaração de Trump animou a rede social sob o 'hashtag' #LastNightinSweden (ontem à noite na Súécia) e #SwedenIncident (incidente na Suécia), onde Trump foi ridicularizado um pouco por todo o mundo.

Esta não é a primeira vez que membros da administração Trump, e agora o próprio, se referem a ataques terroristas inexistentes - justificados posteriormente como lapsos.

Kellyanne Conway, a conselheira de Trump - que inventou a noção de "factos alternativos" -- referiu-se ao "massacre de Bowling Green" numa entrevista e explicou mais tarde que se referia aos "terroristas de Bowling Green", dois iraquianos condenados em 2011 por tentarem enviar dinheiro e armas para a al-Qaeda.

Também o porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, falou por três vezes numa semana no atentado de Atlanta (no Estado da Geórgia), antes de se lembrar que o mesmo tinha na verdade acontecido em Orlando, na Florida.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • antonio
    20 fev, 2017 lisboa 10:15
    O mais engraçado é que 99% das pessoas que aqui comentam, fazem-no com base num título enganoso. Não se deram ao trabalho de ver e ouvir o que o Homem disse. Assim como 99% dos jornaleiros que fizeram copy paste de um título sensacionalista. Nem depois no desenvolviimento do texto aparece a tão chocante afirmação!! Quem anda a enganar quem?
  • Mario
    20 fev, 2017 Portugal 09:59
    Em verdade há muita coisa que se passa na Suécia que não é divulgada mas no youtube pode~se encontrar muitos comentários e acontecimentos relatados por suecos, e não só. Trump tem razão os média suecos é que não podem relatar esses factos, pois o governo não deixa.
  • Miguel
    19 fev, 2017 lisboa 21:14
    Existe muita forma de terrorismo. Trump tinha razão!!!
  • Dias
    19 fev, 2017 mafra 18:15
    Essa tentativa de tentar fazer crer que o Trump e respectivos apoiantes são estupidos já mete nojo e cada vez menos gente acredita. Basta de bullying mediático.
  • agostinho v couto
    19 fev, 2017 usa 16:46
    Parece que os potugueses ,,, jornalistas,,, estao mais preocupados com a America e com seu Presidente que com aqueles que ,,assaltaram o poder em Portugal sem serem eleitos para isso e continuam a ,,delapidar tudo o que e ,,econumia ,,educacao ,,estado ,,puros ,,vigaristas trafulhas ,,cuidem do que se passa em Portugal e deixem os americanos em paz ,,eles sabem e saberao desenrascar-se bem melhor que voces ,,,aliaz sempre assim foi e vai continuar a ser

Destaques V+