Tempo
|
A+ / A-

Álvaro Almeida: “Lei de (e para) Domingues é inaceitável”

19 fev, 2017 - 12:58 • José Bastos

“Demitia-me se fosse alvo do comunicado do Presidente da República”, defende Silva Peneda. “O governo PS paga agora o preço de não ter feito o que devia”, diz Aguiar-Conraria.

A+ / A-

PSD e CDS vão apostar numa nova comissão parlamentar de inquérito à Caixa Geral de Depósitos, desta vez para esclarecer o convite a António Domingues para liderar o banco público e as negociações subsequentes.

Esta nova comissão terá, apurou a Renascença, sobretudo, um objectivo político que é esclarecer as negociações entre o Governo e António Domingues e a posterior demissão deste da presidência da Caixa Geral de Depósitos, no fim de 2016.

Apesar da vontade declarada de governo e presidência em dar a polémica “por encerrada” a oposição aposta no tema como forma de capitalizar politicamente o momento desviando dos radares os indicadores económicos positivos do final do ano, em particular, o défice historicamente baixo.

Em causa está o futuro político do ministro Mário Centeno, mas também questões de fundo como a confiança do conjunto da cidadania num sistema de governação que permite a uma sociedade de advogados elaborar um diploma “à medida” para um cliente.

Álvaro Santos Almeida reitera no Conversas Cruzadas a defesa da demissão de Centeno por “acção de favorecimento pessoal”. “Já a semana passada deixei claro que o ministro se devia ter demitido, independentemente de ter mentido ou não, porque fazer uma lei para beneficiar essa pessoa, a pedido do próprio, não só fazendo a lei, mas pedindo a essa pessoa que trate da lei… é censurável”, diz o professor de economia da Universidade do Porto.

“Pedir a António Domingues que faça uma lei passada para beneficiar exclusivamente António Domingues é uma acção de favorecimento pessoal que me parece no mínimo eticamente reprovável. Só por isso o ministro Centeno devia ser demitido”, afirma.

“Depois especulou-se que surgiriam informações que mudariam este quadro, mas não só isso não aconteceu como, esta semana, ficou claro ter havido por parte de Mário Centeno indicações que levaram António Domingues a achar haver um acordo, o tal erro de percepção mútua. Isso só reforça a actuação eticamente reprovável do ministro das finanças”, diz Álvaro Santos Almeida.

Silva Peneda: “A opinião pública está farta disto”

Já Silva Peneda faz notar que “não lhe apetece discutir o tema: um episódio que descredibiliza a política”. O economista reconhece que nesta fase, “a oposição não vai agora largar o osso. Esse aspecto é claro. Quanto à eventual demissão do ministro quem a pode decidir é o envolvido ou o primeiro-ministro. Mais ninguém”, afirma.

“Portanto depende da forma como as pessoas encaram a situação. Quero dizer que se eu fosse alvo de um comunicado como o de segunda-feira do Presidente da República nesse mesmo dia eu pedia a demissão. Mas isso sou eu. E assim o assunto estava encerrado”, diz o antigo ministro.

“Eu não aceitava que o meu Presidente da República fizesse um comunicado dizendo 'estás aí a prazo' ou um "estou de olho em cima de ti' responderia com um 'então é já hoje'. Eu tenho muita dificuldade em discutir estas questões porque dependem muito de aspectos psicológicos. Não estou dentro das pessoas nem conheço profundamente os envolvidos. Posso é dizer que no meu caso reagiria assim. Mais que isso não posso adiantar”, afirma José Silva Peneda.

“Eu acredito que a opinião pública está farta disto. Mentiram? Todos mentem. Nos governos anteriores também mentiram. Por isso é que digo não me apetecer discutir este assunto. Isto descredibiliza a política e este é um episódio que produz esse efeito. Eu não dou para este peditório. Manifesto só esta opinião: se eu estivesse no lugar do ministro das finanças, face ao comunicado do Presidente da República, não hesitava um segundo sequer a pedir a minha demissão”, diz o ex-presidente do CES, Conselho Económico e Social.

“Era isso o que eu faria, agora se o ministro o fará ou não é algo que manifestamente não sei. O facto de ter sido invocado o interesse nacional era mais uma razão. Não sei o que vai acontecer porque isso depende do perfil psicológico do próprio ministro e do primeiro-ministro. A demissão de um ministro só depende desses dois envolvidos. Não depende de mais ninguém. O Presidente da República não pode demitir um ministro. Pode fazer um comunicado a convidá-lo a sair. Ou não pode….”, ironiza. “Já se discutiu tudo”, remata Silva Peneda.

Álvaro Santos Almeida lembra um episódio envolvendo um ministro de José Sócrates. “Em 2008, na passagem de ano, no discurso de Ano Novo o presidente da República Cavaco Silva fez uma intervenção muito crítica do então ministro da saúde e na sequência desse discurso o Dr. António Correia de Campos pediu a sua demissão”, recorda.

Luís Aguiar-Conraria: “O problema não é a descoberta da verdade. É a verdade ser o que é”

Já Luís Aguiar-Conraria apresenta a sua “narrativa” particular sobre o tema que marca a actualidade política. “Com base nos factos conhecidos a minha interpretação especulativa do que aconteceu é a seguinte: Marcelo Rebelo de Sousa era inicialmente contra a ausência da declaração de património e preparava-se para vetar a lei que permitiria a isenção”, afirma.

“António Costa terá convencido o presidente a não o fazer porque o plano de restruturação da CGD que estava a ser discutido em Bruxelas estava em muito dependente da figura de António Domingues, muito conceituada junto do BCE. A determinada altura Marcelo Rebelo de Sousa ter-se-á apercebido de que havia uma lei de 1983 que lhe permitiria puxar o assunto no momento oportuno”, diz o professor de economia da Universidade do Minho.

“Então o governo aprovou a lei e António Domingues aceitou ser presidente da CGD e, uma vez planos aprovados, pôde tirar da cartola a ideia de que existia uma lei de 83, cuja interpretação de que se aplicava à Caixa não é óbvia. A prova é o próprio Marcelo Rebelo de Sousa ter escrito um parecer, depois divulgado no site da Presidência.

“O Presidente aqui a pressionar o Tribunal Constitucional: Marcelo obviamente não é Cavaco Silva um especialista em finanças públicas. Marcelo Rebelo de Sousa é um dos maiores especialistas do país em Direito Constitucional. É evidente que um parecer jurídico do presidente que é um dos maiores constitucionalistas do país tem um peso que, a seguir, condiciona o TC. Penso que foi isto o que se passou”, remata Luís Aguiar-Conraria.

“Ainda há coisas que estão por se discutir. O problema não é a descoberta da verdade. O problema é a verdade que é. Sendo a verdade que é, é melhor descobri-la”, defende o economista. “Concordo quando diz que no passado mentiram, mas isso está mal. Neste momento o governo do PS está a pagar preço de não ter feito o que devia: demitir imediatamente o ministro Centeno”, acrescenta Luís Aguiar-Conraria.

“Não é admissível a forma como são feitas as leis”

Já o consultor de Jean Claude Juncker não crê que Mário Centeno possa ter perdido força em Bruxelas. Silva Peneda defende que visto de fora, desde Bruxelas, os resultados são muito positivos. “Não acho que o ministro Centeno esteja fragilizado. Perante as instâncias europeias como ministro das finanças não está nada fragilizado. Nas suas funções ele só apresenta resultados brilhantes”, diz o economista.

“Agora como homem - em matéria de carácter - é capaz de estar. Além de ministro há outra componente envolvida que é a do carácter. Se uma pessoa é ‘alvejada’ como foi pelo Presidente da República e aguenta, então tem nervos de aço e assobia para o lado e continua... Mas há pessoas que não são capazes de assobiar para o lado e reagem”, afirma Silva Peneda.

Luís Aguiar-Conraria retoma um elemento central do debate. “É óbvio que Centeno já devia estar demitido e acho que não se está a discutir o mais importante. O mais importante é algo já aflorado por Álvaro Santos Almeida: é a forma como as leis são feitas em Portugal e como se encomendam a escritórios de advogados - com óbvios conflitos de interesses - que depois irão defender clientes com leis que eles próprios redigiram. Isso não é admissível numa democracia”, defende o professor da Universidade do Minho.

“Lamento que se discuta uma coisa que já devia estar mais que resolvida, a demissão do ministro, para não discutir o verdadeiramente importante: como se fazem as leis. Porque o PSD e o CDS estão muito calados e o motivo é precisamente que sempre se teve esta prática. Aqui era necessário haver quase um pacto de regime, um levantamento das leis que foram assim feitas no passado, porque se percebe ser esta uma prática absolutamente comum”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Error Master
    20 fev, 2017 Juromenha, Elvas 18:11
    "Mutual perception error. " That's all that is!
  • Jorge
    20 fev, 2017 Seixal 16:58
    Estes direitolas que por aqui comentam, mais os outros que nos impigem todos os dias na comunicação social, não há duvida que têm a memória curta. Como andam ressabiados e sem ideias construtivas, fazem tudo para destabilizar o governo, mais particularmente o ministro das finanças, aquele que está a tentar remediar e com sucesso, o caos em que ficaram as finanças públicas, as pessoas, as pequenas e médias empresas e o País no geral. Já se esqueceram do maior mentiroso compulsivo, digo mesmo doentio, de que há memória, Passos Coelho, sim esse é que foi o maior mentiroso que os Portugueses tiveram como 1º ministro, mais a cambada de meninos (leia-se CDS) que governou o País na última legislatura, aqueles que venderam aos estrangeiros as maiores e mais lucrativas empresas do País, criaram mais de um milhão de pobres, fizeram não sei quantas leis inconstitucionais e mesmo assim não conseguiram reduzir o défice excessivo. Agora andam engalinhados com as trocas de sms´s entre o ministro e o banqueiro (ainda está por saber porque não quer divulgar o seu património - quem não deve não teme) para saber quem mentiu, como se o desfecho desta novela fosse relevante para o desenvolvimento do País e dos Portugueses. Por tudo aquilo que se anda a ver, para o PSD e seus apoiantes, patriotismo resume-se ao insucesso do País.
  • ZéCaralhoto
    20 fev, 2017 Melgaço 16:36
    É INACEITAVEL !!!!!!!!!!!!! Ora esta !!!!!!!!!!!!1 Também não foi criada uma lei na A.da República para que um determinado P.da República pudesse ter mais que uma reforma, ficando em igualdade com os outros presidentes ? NÃO ME FAÇAM RIR, QUE SOU ATRAZADINHO !
  • António
    20 fev, 2017 Vila Nova Gaia 16:00
    Oiço o programa todos os domingos, porque gosto. E gosto sobretudo porque aprendo com todos os intervenientes. E tanto quanto me seja permitido, entendo que, como candidato assumido à Câmara Municipal do Porto, o Senhor Professor Álvaro Santos Almeida devia, por motivos óbvios, deixar de fazer parte do painel.
  • É este gajo
    20 fev, 2017 Pt 09:04
    Que queria ser presidente da Câmara do Porto? Tira o cavalinho da chuva!
  • Cipriano Borja
    19 fev, 2017 Toronto - Canada 22:33
    Tantos ministros e muitos politicos que fazem parte da Assembleia da Republica que deviam ser demitidos.Somente oportunismo da direita esfomeada pelo poder.
  • COSTA PANTOMINEIRO
    19 fev, 2017 Lisboa 21:51
    A mentira tresanda neste episódio da CGD.Leis à medida propostas pelo governo, mentiras, omissões, acordos escritos e orais do pantomineiro e vendedor da banha da cobra Costa que queria cozer em lume brando o Dr. Domingues.Lamenta-se que se não descubra a verdade do ocorrido pois comportamentos destes não devem ser permitidos num sistema democrático. Mas os desmandos deste governo permitem tudo até envolver um Presidente que mais não é do que um um entretainer da política sem dimensão de estado como, aliás, o governo também não tem pois faz da propaganda barata, mentirosa, populista a sua forma de vida com a conivência daqueles que lhes dão apoio, uns hipócrates. Como cidadão contribuinte líquido quero saber a verdade doa a quem doe não é kamaradas pantomineiros.
  • Demitido
    19 fev, 2017 Faro 21:30
    Mário Centeno ou António Costa devem demitir-se! Os dois!
  • Maria Santos
    19 fev, 2017 A 21:04
    O que se passou entre A.D. e o Governo foi INACEITÁVEL...Um escândalo! O que se está a passar para "apurar a verdade"pelos partidos de direita, esquerda. não sei, é INACEITÁVEL...Um escândalo! Acabem com as tricas... Portugal é maior do que os partidos do poder e da oposição. Agradece-se que avancem... Não desperdicem!
  • J.Lopes
    19 fev, 2017 Amora 20:00
    Centeno está fragilizado, porque não tem condições éticas para continuar como Ministro. Costa está fragilizado porque terá dado cobertura às negociações do Ministro. O Presidente da República fica mais fragilizado do que já está...por dar cobertura continuada ao Governo comunista que usurpou o poder a Passos que venceu as eleições num verdadeiro golpe de estado anti-constitucional!

Destaques V+