Tempo
|
A+ / A-

Iraque começa batalha para libertar o oeste de Mosul do Estado Islâmico

19 fev, 2017 - 10:01

O primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, anunciou formalmente o ataque às posições do Estado Islâmico na zona oeste de Mosul. Já foram recapturadas várias aldeias.

A+ / A-

O exército do Iraque já recuperou o controlo de várias aldeias desde que na madrugada de domingo começou a marchar para o oeste da cidade de Mosul que ainda é controlado pelo Estado Islâmico.

A informação foi dada à Reuters por uma fonte militar iraquiana.

O primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, anunciou formalmente o ataque às posições do Estado Islâmico na zona oeste de Mosul, pedindo ao seu exército que respeite os direitos humanos durante a batalha.

O Estado Islâmico está agora sobre o cerco das tropas iraquianas naquela zona da cidade, tendo consigo mais de 650 mil civis, após a coligação liderada pelo exército norte-americano ter iniciado a recaptura de Mosul há um mês.

“Mosul é um grande desafio para qualquer exército no mundo”, revela o comandante da coligação no terreno, o general norte-americano Stephen Townsend.

Os aviões iraquianos largaram milhões de panfletos na zona ocidental de Mosul avisando os residentes que o combate com o Estado Islâmico estava iminente e que as tropas iriam começar a deslocar-se para invadir o local, revelou o ministro da defesa iraquiano este domingo.

Criança em perigo

Cerca de 350 mil crianças estão presas a oeste de Mossul devido aos bombardeamentos, alertou a organização não-governamental britânica Save the Children, apelando às forças iraquianas e aos seus aliados para as protegerem.

"As forças iraquianas e seus aliados, incluindo os Estados Unidos da América e o Reino Unido, devem fazer tudo o que estiver ao seu alcance para proteger as crianças e suas famílias dos danos", disse o diretor da ONG no Iraque Maurizio Crivallero.

As forças de segurança iraquianas lançaram uma ofensiva contra o grupo Estado islâmico (EI) a partir da cidade iraquiana de Mossul.

A ONG contactou as famílias de algumas crianças, que contaram que a fuga não é uma opção viável por causa das ameaças de execução por parte dos combatentes do EI, atiradores furtivos e minas terrestres.

"As crianças estão perante uma macabra escolha em Mossul ocidental: ou enfrentam as bombas ou a fome", acrescentou Crivallero.

As forças iraquianas retomaram duas localidades situadas no sul de Mossul no âmbito das operações hoje lançadas para reconquistar a parte ocidental da cidade, nas mãos do grupo EI, anunciou um comandante.

O general Abdoulamir Yarallah anunciou, em comunicado, a tomada de Athbah e de Al-Lazzagah por unidades das forças de resposta rápida do Ministério do Interior e da polícia.

O primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, anunciou hoje o lançamento de operações militares para recuperar a parte ocidental da cidade de Mossul controlada pelo grupo radical Estado Islâmico.

Bombistas suicidas matam cinco

Entretanto, cinco pessoas morreram, entre os quais três soldados iraquianos, em dois ataques suicidas este domingo em duas zonas do este de Mosul que fora recuperado ao Estado Islâmico.

O primeiro ataque ocorreu numa zona de cotrolo militar, em que o bombista matou três militares. No segundo ataque, um suicida explodiu no "My Fair Lady", um bairro de Mosul.

Os ataques fizeram dezenas de feridos. Um restaurante na mesma zona também foi atingido por um ataque no passado dia 10 de Fevereiro, tendo morto pelo menos 10 pessoas.

(notícia actualizada às 15h08)

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+