Tempo
|
A+ / A-

​Jerónimo acusa direita de "fabricar caixão para sepultar a Caixa"

17 fev, 2017 - 20:04

Líder do PCP critica nova comissão parlamentar de inquérito e também as iniciativas de descentralização do Governo PS.

A+ / A-

O secretário-geral do PCP acusa a direita de "fabricar o caixão" da Caixa Geral de Depósitos (CGD), ao propor uma nova comissão parlamentar de inquérito, e criticou também as iniciativas de descentralização do Governo PS.

"Essa certa direita que, desorientada e sem soluções, empenhada apenas no regresso ao seu projecto de empobrecimento dos portugueses, aposta na chicana política, sabendo nós que o que pretendem é fabricar o caixão com o qual pretendem sepultar a caixa pública [CGD] e impedir que faça o seu papel na economia do país", condenou Jerónimo de Sousa, num hotel lisboeta, perante 300 pessoas.

O líder comunista falava numa nova cerimónia de apresentação do cabeça de lista por Lisboa da Coligação Democrática Unitária (PCP/"Os Verdes") às eleições autárquicas deste ano, João Ferreira, pela terceira vez consecutiva o rosto do PCP em autárquicas e europeias.

"Sim, são estes os problemas que urge resolver, que estamos empenhados em resolver, e que exigem essa política em clara ruptura com a política de direita e um Governo determinado e capaz de a assumir e não aqueles problemas que uma certa direita ressabiada, se dedica obsessivamente a erigir como o exclusivo problema do país", sublinhou.

PCP vai propor "real descentralização"

Sobre o recente plano de descentralização aprovado na quinta-feira em Conselho de Ministros, o secretário-geral comunista contrapôs o lema de "trabalho, honestidade e competência" da CDU, "como solução e proposta alternativa à gestão de PS, PSD e CDS-PP", lembrando que o PCP vai apresentar brevemente no Parlamento "um conjunto de importantes iniciativas legislativas, que dão corpo a uma política na organização do Estado baseada numa real descentralização".

"Garantir uma Lei-Quadro que defina com rigor as condições para a transferência de competências para as autarquias. Um regime de financiamento baseado numa nova lei de Finanças Locais que recupere os níveis de financiamento negados por sucessivos incumprimentos e cortes de montantes, que respeite o princípio constitucional da justa repartição dos recursos do Estado, que assegure as condições de estabilidade na sua aplicação", exemplificou.

Jerónimo de Sousa referiu ainda "uma lei de criação da autarquia metropolitana que rompa com o modelo híbrido de entidade associativa municipal de carácter forçado, com competências centradas na articulação, planeamento e coordenação de funções e redes de dimensão metropolitana" e a "inscrição como condição maior de uma estratégia de descentralização - a da criação das regiões administrativas com a fixação de um calendário e metodologia que assegure a sua efectivação em 2019".

"Um conjunto de iniciativas que se distinguem claramente das propostas avançadas pelo governo PS, agora apresentadas em nome de uma descentralização, anunciada vezes sem conta, mas tão pouco consagrada e que apenas tem servido de pretexto para adiar e inviabilizar a efectiva descentralização que se impunha realizar no país", lamentou.

Para o líder comunista, "as atuais propostas apresentadas pelo governo PS, nomeadamente a Lei-quadro de transferência de competências para as autarquias" é um diploma que "não dá garantias, não preenche, não responde ao conjunto de condições indispensáveis", pois "dela estão ausentes os princípios, critérios e meios que devem enquadrar o processo de transferências".

João Ferreira, antes, tinha reiterado as críticas à alternância PSD/CDS-PS na autarquia "alfacinha" de há 16 anos, citando o prémio Nobel da literatura português e conhecido militante comunista, José Saramago, e a sua "História do Cerco de Lisboa".

"Há um audacioso 'não' que podemos meter numa história que alguns julgam antecipadamente escrita. Um 'não' que pode ser o início de uma outra história. Não: Lisboa não está condenada à alternância nem os lisboetas se têm de resignar a esse cenário", disse.

O eurodeputado e vereador sem pelouro da autarquia liderada pelo socialista Fernando Medida prometeu "o interesse público sobre os privados", um "planeamento urbanístico democrático e transparente", a "eliminação das exclusões e desigualdades", uma "verdadeira política de reabilitação urbana para atrair população residente e estancar a saída de gente da cidade", bem como "diversificar as actividades económicas" e "apostar na qualidade e diversidade dos transportes e serviços públicos".

"Uma política cultural que combata amiguismos e a democratização do desporto", foram outras "bandeiras" erguidas por João Ferreira, cujos concorrentes, além da previsível presença de Medina, são a líder do CDS-PP Assunção Cristas, e o dirigente do BE Ricardo Robles, para já.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Toninho Marreco
    19 fev, 2017 Barreiro 09:11
    Caixa. Caixão . Bem visto . É verdade é Sr. Dr. . Essa gente só pensa em enterrar coisas . São uns maus . Em Cuba , Coreia do Norte , Venezuela , etc etc etc é que é bom .
  • João Lopes
    18 fev, 2017 Viseu 12:03
    João Miguel Tavares escreve no Público de 18/2 que o PS, o PCP, e o Bloco de Esquerda tentam «obstaculizar a todo o custo um direito de escrutínio e vigilância que é obviamente uma das tarefas fulcrais do Parlamento». É verdade!
  • Antonio Correia
    18 fev, 2017 Foz Coa 11:22
    Este decrépito homem ferrugento vem num estilo fascista, sim,porque comunismo é a outra face da moeda. Ambas são fascistas, uma de esquerda outra de direita.E este comunista ao dizer o que diz, mostra bem que ainda não desistiram de impôr neste país novamente o selar da boca e guarda na masmorra.Só é. pena que este PS comandado por comunista disfarçado de democrata esteja abrir caminho para mais um regime amordaçado.
  • joao benfica
    18 fev, 2017 venezuela puerto cabello estado carabobo 10:56
    sr. jeronimo por favor nao seja clandestino mas essa e asua arma principal a clandestinidade no que diz voce sabe que os comunistas uzam algumas migalhas boas dos catolicas mas por dentro e pura mentira o governo comunista para mandar diz o teu e meu

Destaques V+