Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ministra preocupada com furto de armas da PSP aguarda conclusões das investigações

17 fev, 2017 - 16:47

Constança Urbano de Sousa entregou, esta sexta-feira, 34 novas viaturas à PSP.

A+ / A-

A ministra da Administração Interna assume estar preocupada com o furto de 50 pistolas das instalações da direcção nacional da PSP e diz que está a aguardar a conclusão das investigações para decidir se deve haver alterações nos procedimentos.

“É naturalmente algo que me preocupa e por isso mesmo já existe não só uma inspecção em curso, processos disciplinares, mas também uma investigação criminal em curso. Precisamos de esperar pelas conclusões”, cuja competência é do Ministério Público, disse Constança Urbano de Sousa, esta sexta-feira, na direcção nacional da PSP, onde procedeu à entrega de 34 viaturas novas à polícia.

Na quinta-feira, um comunicado do MAI informava que a PSP tinha suspendido de funções dois agentes e instaurado um inquérito ao armazenamento de armas da direcção nacional após terem sido extraviadas 50 armas de nove milímetros.

Questionada sobre possíveis alterações nos procedimentos, a ministra insistiu na necessidade da inspecção da PSP, dos inquéritos disciplinares e da investigação criminal estarem concluídas para ser tomada alguma decisão.

“Precisamos de esperar pelas conclusões para perceber exactamente quais os contornos desta situação. Quando houver conclusões logo se vai determinar quais os procedimentos a seguir”, disse.

Entretanto, a Procuradoria-geral da República confirmou à Lusa a existência de um inquérito crime sobre este caso no Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa.

Sobre o facto de algumas das pistolas desaparecidas poderem ser detectadas fora do país, Constança Urbano de Sousa disse que “as armas estão todas no sistema de informações de Schengen e que é natural que possam surgir no âmbito de outras investigações criminais”.

Uma das 50 armas extraviadas das instalações da direcção nacional da PSP em Lisboa foi apreendida durante uma operação no Porto há duas semanas.

34 carros, 885 mil euros

AS 34 novas viaturas hoje entregues à PSP têm um valor de 885 mil euros. Os carros serão distribuídos pelos diversos comandos, entre os quais o do Porto, e para várias valências como trânsito, patrulhamento e protecção de testemunhas.

Na cerimónia de entrega das viaturas, que decorreu na direcção nacional da polícia, a ministra da Administração Interna disse que estas novas viaturas são “um reforço muito importante para a PSP, para a renovação da sua frota automóvel e para reforçar a capacidade operacional" da polícia.

Sobre o contrato de aquisição, Constança Urbano de Sousa explicou que a preocupação foi que no compromisso com a marca tivesse incluído a manutenção das viaturas durante seis anos ou 200 mil quilómetros.

Para o director nacional da PSP, Luís Farinha, estas 34 novas viaturas, vêm colmatar um conjunto de necessidades da polícia e reduzir a média etária dos veículos e o seu intenso uso”.

No final de Janeiro, a Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) denunciou que 50% das viaturas do Comando Metropolitano da PSP do Porto estão inoperacionais por falta de verbas para proceder à respectiva reparação.

“Cerca de 50% das viaturas que estão distribuídas ao Comando Metropolitano da PSP do Porto não estão em funcionamento”, estando “inoperacionais” por diversas razões, inclusivamente por “falta de peças e verba para proceder à respectiva reparação”, alertou ASPP/PSP do Porto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • PANTOMINEIROS
    17 fev, 2017 Lx 17:04
    A sério a menina ignorante e sem ppeparação para o cargo está preocupada? O que dirão os polícias srª ministra ausente.Ainda não se conhece uma medida desta srª que só aparece para a foto e nada mais.Um governo em gestão corrente sem alma, sem músculo e que apenas usa a mentira, o populismo, a propaganda barata e que nada gere a longo prazo.Um verdadeiro embuste esta gente.Portugal não merece esta gente hipócrita que nos levará à ruína.

Destaques V+