O site da Renascença usa cookies. Ao prosseguir, concorda com o seu uso. Leia mais aqui.
A+ / A-

Marcelo abre 3.º ciclo de conferências “Nova Ágora”

17 fev, 2017 - 11:53 • Isabel Pacheco

Presidente da República vai falar sobre os católicos e a democracia esta sexta-feira à noite. Em Março haverá mais três temas para reflectir nesta iniciativa da Arquidiocese de Braga.
A+ / A-

“Os católicos e a democracia: um testemunho”. Este é o tema da conferência que abre a edição deste ano da “Nova Ágora”, uma iniciativa da arquidiocese de Braga. O arcebispo D. Jorge Ortiga lembra que foi o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa que escolheu o tema, considerando que a sua adesão “vem enriquecer esta edição”.

“Qual é o verdadeiro conceito de democracia? Fala-se muito de democracia, mas nem sempre se vive essa verdadeira democracia. E depois ele, como católico, como é se situa no meio dessa democracia”, comenta, aludindo ao facto de Marcelo abrir este 3.º ciclo de conferências.

Desde o início que a “Nova Ágora” tem “procurado abordar temas que estejam na ordem do dia, lançando o convite à reflexão colectiva, não uniforme, mas diversificada”, recorda o arcebispo primaz de Braga.

“Sabemos que o mundo não consegue conviver com a diferença e a ideia fundamental da ‘Nova Ágora’ é levar as pessoas a serem capazes de conviver com a diferença de pensamento, para que a diferença de comportamento seja aceite”, acrescenta.

O coordenador do programa das conferências, padre Eduardo Duque, explica que o evento “não quer dar respostas”, mas “promover o diálogo” e ajudar a abrir horizontes. “O nosso objectivo não é ter respostas feitas, e creio que a Igreja, ao propor estas conferências, está a ajudar a enriquecer bastante a sociedade de hoje”.

Ângelo Correia, Francisco Seixas da Costa, Leonor Beleza e Sobrinho Simões são alguns dos convidados da terceira edição da ‘Nova Ágora’ que abre neste 17 de Fevereiro com a presença do Presidente da República. O ciclo de conferências prossegue a 17, 24 e 31 de Março, no Auditório Vita, em Braga, onde serão lançados diferentes olhares sobre Multiculturalismo, Saúde e Qualidade de Vida, e a Era Digital.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fernando Cerqueira
    17 fev, 2017 Ponte de Lima 13:17
    Será para falar de CGD? Ou vai calar-se para sempre?