Tempo
|
A+ / A-

FC Porto-Tondela

Primeiro, a liderança à condição. Turim, só depois

16 fev, 2017 - 09:22

Vencendo, o dragão isola-se à condição no topo da tabela. Beirões seguram a "lanterna vermelha" mas, na primeira volta, travaram os azuis e brancos em casa. Bola começa a rolar às 20h30. Relato na Renascença e acompanhamento em rr.sapo.pt

A+ / A-

O FC Porto recebe o Tondela, esta sexta-feira. A partida assinala a abertura da jornada 22 da Primeira Liga, com um candidato ao título e o emblema mais "aflito" do fundo da tabela em confronto.

O contexto

Logo à partida, a história recente dos confrontos entre dragões e auri-verdes indica que a equipa nortenha tem dificuldades em marcar golos. Nos últimos dois jogos, os azuis e brancos ficaram a zeros frente ao Tondela.

Mas a estatística, comparando os cenários diametralmente opostos de ambas as equipas, pode não contar grande coisa. O FC Porto tem uma "cenoura" bem saborosa à frente do nariz. Vencendo, a formação de Nuno Espírito Santo ultrapassa o Benfica e isola-se na liderança do campeonato, com dois pontos de avanço, à condição, sobre os tricampeões nacionais. As águias jogam domingo, com o Sporting de Braga.

Frente a um adversário que atravessa o melhor momento da temporada, com 18 jogos consecutivos sem uma derrota e numa série de cinco triunfos consecutivos, o Tondela, "lanterna vermelha" da classificação, terá ainda de tentar rebater um dos clubes que ainda não perdeu em casa para o campeonato.

Todavia, há um dado que pode favorecer a formação de Pepa. O FC Porto está a poucos dias do confronto com a Juventus, para a primeira mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões e um eventual subsconsciente dos jogadores azuis e brancos virado para Turim pode representar uma vantagem para os tondelenses.

Os beirões são, por seu turno, a única equipa que ainda não venceu fora de portas e, sem vitórias nos últimos dois jogos, encontram-se a quatro pontos da zona de salvação.

As opções

Tudo "ok", do lado do Dragão. Esta semana, jogadores como Alex Telles, Marcano e Danilo Pereira estiveram ligeiramente condicionados, ainda na sequência do duro embate físico com o Vitória de Guimarães.

Com o plantel a 100% mas, por outro lado, com a indicação de que Maxi Pereira tem jogado recentemente com esforço, devido a problemas na perna esquerda, é crível que, antes do embate com a pentacampeã italiana, o uruguaio possa ser poupado. Confirmando-se, avançará Miguel Layún para o lado direito da defesa.

Na frente de ataque, face à recente quebra de produção de André Silva, é bem possível que Soares surja no onze inicial como único ponta de lança, coadjuvado, na alas, por Corona e Brahimi.

Do lado beirão, Pepa não pode contar com David Bruno e Pité, emprestados pelos azuis e brancos e os lesionados Wagner e Bruno Monteiro, devido a lesão, são as "baixas" mais relevantes.

O FC Porto-Tondela arranca às 20h30, no Estádio do Dragão, com arbitragem do bracarense Luís Ferreira. Jogo com relato na antena da Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.


Primeira Liga: 22ª Jornada
Estádio do Dragão, Porto
Árbitro: Luís Ferreira (AF Braga)

Equipas prováveis

FC Porto

Iker Casillas; Miguel Layún, Felipe, Marcano e Alex Telles; Danilo Pereira, Herrera e Óliver Torres; Corona, Soares e Brahimi.
Treinador: Nuno Espírito Santo.

Tondela
Cláudio Ramos; Jaílson, Rafael Amorim, Osório e Ruca; Hélder Tavares e Claude Gonçalves; Murillo, Pedro Nuno e Miguel Cardoso; Heliardo.
Treinador: Pepa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+