O site da Renascença usa cookies. Ao prosseguir, concorda com o seu uso. Leia mais aqui.
|
A+ / A-

Anda sempre de olhos no telemóvel? Cidade instala semáforos no chão

16 fev, 2017 - 20:43

O sistema foi instalado na cidade holandesa de Bodegraven perto de três escolas.
A+ / A-

Uma cidade holandesa encontrou uma alternativa para os peões que andam na rua com os olhos no telemóvel. Foram instaladas luzes de trânsito no pavimento.

Estes sinais são iguais aos habituais semáforos verticais com luzes verdes, amarelas e vermelhas consoante o tráfego e foram instalados na cidade de Bodegraven perto de três escolas.

O vereador Kees Oskam referiu à BBC que a ideia é tentar “prevenir problemas” já que não se conseguem mudar “essas modas” das "redes sociais, jogos, WhatsApp e música”.

No entanto, o sistema já foi alvo de críticas por parte da associação holandesa para a segurança rodoviária que considera que "não é boa ideia ajudar os utilizadores de telemóveis a olharem para eles. Não queremos que as pessoas usem telemóveis quando estão na rua”, referiu o porta-voz do organismo.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EDÚ
    17 fev, 2017 Daqui 11:09
    Isso de paredes de betão e arame farpado é só mesmo para os calhaus! Ainda gostava de saber o que faz por exemplo uma estrada como a R108 (acho que agora é assim, antes era a N108), que liga o Porto a Entre os Rios, qilométros de traço contínuo! Outro exemplo, à entrada da VCI no freixo existe um traço contínuo até à saída de S. Roque, pergunto, para que serve? Serve para que quando haja muito transito os condutores não possam entrar logo na VCI e andar em pára-arramca uns bons trezentos metros sej necessidade! Acho muito bem que exijam que se cumpra a sinalização das estradas quando a sinalização faça sentido. Enquanto os sinais de STOP, as linhas contínuas e outras coisas existiram só para caça à multa, não vejo nenhum motivo para que se cumpra com a sinalização! Para que serve uma linha contínua numa curva sem visibilidade? É para impedir que se ultrapasse? Se se fosse a ligar às linhas contínuas, os camionistas ao fim de alguns quilómetros já tinham cometido tantas infrações que ficavam sem a carta! E porquê? Porque existem estradas que os camiões não cabem dentro da faixa de rodagem! O que este país precisa é de inteligência e NÃO de CALHAUS!
  • Tó Zé Calhau
    17 fev, 2017 Lisboa 07:31
    Num país como o nosso este tipo de sinalética não servirá para nada. Quando não se respeita o amarelo e depois o vermelho e quando os traços contínuos para nada servem o que se deveria fazer era colocar barreiras de cimento no lugar do vermelho e arame farpado no lugar do traço contínuo.