Tempo
|
A+ / A-

D. Manuel Clemente torna-se o único patriarca católico no Twitter

16 fev, 2017 - 18:42

O lançamento oficial da conta do Cardeal será feito no sábado, durante a II Jornada Diocesana da Comunicação, que terá lugar em Torres Vedras.

A+ / A-

D. Manuel Clemente vai tornar-se o primeiro patriarca católico a aderir à rede social Twitter.

O Patriarcado de Lisboa já tem uma conta, mas a partir de sábado será inaugurada uma conta pessoal. O endereço da conta do Patriarca é @patriarcalisboa.

Embora vários cardeais tenham contas no Twitter, ao que a Renascença conseguiu apurar D. Manuel será o único patriarca a fazê-lo, seja entre aqueles que utilizam o título de forma honorária, seja entre os que chefiam mesmo as suas igrejas autónomas mas em comunhão com Roma.

Para além de Lisboa há três patriarcados honorários. Veneza, Índias Orientais (Arquidiocese de Goa) e o patriarcado latino de Jerusalém, que está sem patriarca desde Junho de 2016. No resto do mundo católico existem seis patriarcas de igrejas católicas de rito oriental, nenhum dos quais usa o Twitter a nível pessoal. O Cardeal Angelo Scola, que foi Patriarca de Veneza antes de ser transferido para a arquidiocese de Milão, tem uma conta desde 2009, mas actualmente não é Patriarca.

Tradicionalmente o Papa usava também o título Patriarca do Ocidente, mas Bento XVI abandonou essa designação. Contudo, Francisco tem várias contas pessoais no Twitter, em diversas línguas.

A nível interno, embora algumas dioceses tenham contas, entre os bispos apenas D. José Cordeiro e D. Jorge Ortiga utilizam o Twitter como instrumento de comunicação pessoal. D. Ilídio Pinto Leandro tem uma conta, mas parece estar inactiva.

O lançamento oficial da conta de D. Manuel Clemente será feita no sábado durante a II Jornada Diocesana da Comunicação, que terá lugar em Torres Vedras sob o tema “E se o Papa fosse à sua paróquia? Como comunicava?”

Para além de uma conferência do Patriarca haverá vários workshops técnicos sobre comunicação e um painel com responsáveis de comunicação da visita do Papa a Fátima.

[Notícia actualizada sexta-feira às 12h25 com o endereço da conta do Patriarca]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+