Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Lobo Xavier assume que avisou Marcelo sobre mensagens

16 fev, 2017 - 17:55

O conselheiro de Estado confirma que as mensagens apoiam a teoria de que Centeno e Domingues teriam um acordo para não divulgar a declaração de rendimentos.

A+ / A-

O conselheiro de Estado António Lobo Xavier confirma que foi ele a dar conta ao Presidente da República da existência de mensagens entre Mário Centeno e António Domingues sobre a entrega ou não de declarações de rendimento e património dos administradores da Caixa Geral de Depósitos ao Tribunal Constitucional.

No programa “Quadratura do Círculo”, que vai para o ar na SIC Notícias esta quinta-feira à noite, Lobo Xavier assumiu o contacto pessoal com o Presidente depois de Marcelo, na semana passada, ter defendido o ministro das Finanças e o Governo.

“O Presidente da República teve conhecimento das informações que eu tinha através de um contacto pessoal comigo. Eu próprio perguntei se estava autorizado, ou se poderia confirmar, porque estava numa situação relativamente delicada se me perguntassem, por estar exposto”, afirma Lobo Xavier, que é administrador no BPI, banco de onde António Domingues saiu para presidir à Caixa Geral de Depósitos.

O conselheiro de Estado diz que as mensagens confirmam aquilo que sempre disse sobre este assunto, apontando para a existência de um acordo entre Centeno e Domingues.

"Eu sempre disse que a minha leitura dos textos, fosse qual fosse a natureza ou suporte dos textos, revelava a existência de um acordo ou de um entendimento para uma solução que dispensasse António Domingues das declarações. Sempre disse isso, mantenho isso. Não vou pronunciar-me sobre o que os jornais e as televisões dizem sobre hipotéticos conteúdos de SMS, o que digo é que esse material confirma, do meu ponto de vista, aquilo que sempre pensei", afirma Lobo Xavier.

As mensagens referidas por Lobo Xavier são também usadas por João Galamba, deputado e porta-voz do PS para as Finanças, mas para criticar o Presidente da República.

“O Presidente da República está profundamente implicado nisto. O que ele tentou fazer, na segunda-feira, político hábil como é, foi tentar demarcar-se e desresponsabilizar-se de algo que é responsabilidade sua”, afirmou João Galamba no programa do Canal Q e da TSF “Sem Moderação”.

“Tudo aquilo de que é acusado Mário Centeno pode Marcelo Rebelo de Sousa, o Presidente da República, ‘ipsis verbis’, ser acusado da mesma coisa”, acrescentou o deputado socialista.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    17 fev, 2017 aveiro 16:43
    O nível de abstenção nas próximas eleições vai bater todos os recordes graças a estes Salazarentos que bem nenhum querem para o País , mas sim engordarem como porcos a custa dele !
  • lv
    17 fev, 2017 lx 11:20
    Mais um Bufo da seita salazarenta!
  • Tozé Cimeiro
    17 fev, 2017 Avis 08:09
    Este senhor não é vice-presidente dum banco concorrente da Caixa?
  • Rosa Gameiro
    16 fev, 2017 Porto 19:24
    Tudo bem! Sei que é. Um informador nato das elites financeiras e politicas.Mas como cidadão comum só queria saber sobre esta informação que passou "ao pai"Marcelo se foi uma informação colhida junto de um interveniente o colega e amigo Domingues, ou se foi como dizem ser administrador de uma empresa de telecomunicações e se foi aí que colheu informações sobre os SMS.Gostava de saber.É que sou cliente de uma empresa de telecomunicações, onde utilizo os seviços para telefonar,enviar sms e mail.Será que poderá estar em causa a privacidade das minhas comunicações.Fico aguardar em saber onde este senhor colheu informações para descançar o meu espírito.
  • Luis
    16 fev, 2017 Lisboa 19:07
    Só não diz como teve conhecimento, Porque meios. Através de quem. Vive bem e obtem óptimos resultados no lodaçal em que está transformada a politica Nacional.
  • Joca Rodrigues
    16 fev, 2017 Porto 18:18
    E também o informou a razão porque é que António Domingues não queria que as suas contas pessoais fossem tornadas públicas?

Destaques V+