Tempo
|
A+ / A-

Lote de 50 armas extraviado da sede da PSP

16 fev, 2017 - 16:03 • Celso Paiva Sol

Apreensão de Glock de 9mm numa operação policial levou a contagem de armas. Conclusão: 50 desapareceram. Dois elementos da PSP foram alvo de processo disciplinar.

A+ / A-

Cinquentas armas Glock de 9mm, as pistolas usadas actualmente pela PSP, foram extraviadas da Direcção Nacional da PSP, em Lisboa. Foram instaurados processos disciplinares a dois elementos da Policia de Segurança Pública, que foram de imediato suspensos de funções, anunciou o Ministério da Administração Interna (MAI) esta quinta-feira.

A investigação, apurou a Renascença, foi motivada pela apreensão de uma arma de fogo da PSP, numa operação policial, há duas semanas, no Porto. A pistola foi encontrada na posse de um civil, mas confirmou-se depois que se tratava de uma arma do depósito de armamento da direcção nacional da PSP.

Na sequência deste facto foi feita uma contagem de armas e verificou-se o extravio de cerca de 50 Glock.

"Na sequência da apreensão de uma arma de fogo da PSP numa operação policial, foi imediatamente aberto um Processo de Inquérito ao armazenamento de armas no Departamento de Apoio Geral da Direcção Nacional da PSP", informa o MAI em comunicado.

"Em causa está o extravio de cerca de 50 armas de 9mm, tendo os factos sido participados ao Ministério Público, para efeitos de investigação e apuramento de responsabilidades criminais", informa a nota.

Sindicato pede base de dados

A PSP pediu, há cerca de duas semanas, a todos os polícias para indicarem o número de série da arma com que trabalham, disse esta quinta-feira à agência Lusa fonte policial.

O pedido foi feito em todos os comandos da PSP do país dois dias depois da apreensão da arma de fogo da polícia no Porto, adiantou a mesma fonte.

Segundo a fonte, os polícias indicaram o número de série da arma de serviço aos comandantes de esquadra ou de departamento.

Entretanto, fonte sindical defendeu a existência de uma base de dados com os registos de todos os números de série das armas de serviços atribuídos a todo o efectivo.

[Notícia actualizada às 18h01]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Patriot
    17 fev, 2017 Cedofeita 22:01
    57x700€=39.900€ já dá para uns bons copos na Níger! Mas este não é o problema! Problema são os crimes cometidos, a impunidade, a venda de munições e as relações com o mundo do crime, do tráfico de droga, terrorismo, até à venda de informação priveligeada. E as chefias não tem responsabilidade? Só beberam uns copos com eles! Mas há coisas mais graves! Dizem não tem carros!!? Mas para usarem em proveito proprio em vez andarem transportes públicos não faltam!.
  • Luis
    17 fev, 2017 Lisboa 13:53
    Já "voaram" armas do exercito, dos comandos, dos fusos e agora da PSP. O responsável máximo da PSP até agora deve desconhecer o roubo pois ainda não se pronunciou sobre o assunto. Foram suspensos dois agentes e possivelmente também neste caso a responsabiliade vai ser atribuida ao electricista. Já foram demasiadas armas a "voar" das forças armadas ficando-se sempre apenas a saber de onde voaram e nunca do destino do vôo. Saber também quem foram os "planeadores de vôo" é coisa que nunca se soube. Estas que agora voaram foram inventariadas há dois anos pelo que se levantam várias questões. Quantas arrecadações de armas existem na PSP? Em todas,os inventarios têm intervalos tão longos? O desvio de armas verificado na DNP não terá também acontecido noutras arrecadações de armamento da PSP? Facto curioso é que as Glock são armas recentes na PSP pelo que o numero delas comparado com o numero de armas antigas é pequeno. Souberam escolher bem.
  • Tramita
    17 fev, 2017 00:55
    Olham para cima e para o lado e só pensam em fazer o mesmo. Já agora quem é o chefe daquele sector? Quem controla e fiscaliza o armamento naquela esquadra? Quem pode usar tais armas? Só forças de segurança e outros! Não São só eles que subtraídas e os que compraram? Eles que usam fiscais!
  • ninguém
    17 fev, 2017 algures 00:09
    sabemos que as esquadras estão muito degradadas,e com tantos buracos e fácil qualquer arma cair num deles,também sabemos que em muitas esquadras chove lá dentro,talvez com a enxurrada das águas,as armas tenham mesmo caído por algum buraco,um dia destes,são os computadores e o mobiliário.
  • graciano
    16 fev, 2017 alemanha 23:07
    qual o espanto de desaparecerem as armas da psp eu lembro que um dia desapareceram as g3 do quartel de beirolas e mais tarde mario soares disse que tnha distribuido armas pelos militantes do ps lembram se disso ----nesse pais a beira mar plantado tudo pode acontecer -lamento haver logo aqui comentarios a inssultar a psp porque na psp como nas formas armadas como na relagiao como na politica ha sempre uma maca podre
  • Zé Brasileiro
    16 fev, 2017 Braga - Província 22:44
    Calma . Calma . De certeza que estão em boas mãos como foi o caso das muitas G3 desaparecidas logo a seguir á abrilada .E além disso, a Senhora Doutora Ministra diz que está tudo em segurança . Assim vai Portugal ...
  • Andrade
    16 fev, 2017 Lumiar 20:08
    E souberam, porque umas das armas foram apanhadas numa operação STOP, senão ainda brincavam com o resto. Mas não há responsáveis!? Não existe Armeiros de serviço, não existe controlo? É um regabofe. Oh meu deus, ponham mas é policias a tomar conta de policias, e mesmo assim..., uns cobrem outros.
  • Toinomanco
    16 fev, 2017 Coimbra 19:37
    MANUEL FIGUEIREDO, não seja assim de tanta má fé! Eu não quero saber da ministra para nada, mas mesmo nada, mas onde é que a SRA. tem culpa da RALÉ que existe na PSP e mesmo na GNR ? ! Ela é que está de GUARDA aos armazéns das armas ? UM PATRÃO SE TEM EMPREGADOS, ELES TÊM DE SER RESPONSAVEIS PELOS SEUS SECTORES E BENS, NÃO É VERDADE ? A MINISTRA não é para estar de plantão à caserna nem a varrer a parada. Olhe meu caro, de gente que foi para a PSP e GNR que eu conheço, não há um que se aproveite, era gente que andava por aqui encostados às esquinas, porque trabalhar não era com eles e MAIS, NOUTRO TEMPO, ERA PRECISOATESTADO DE BOM COMPORTAMENTO MORAL E CIVIL PARA SE CONCORRER A ESTES LUGARES , embora também.....contudo, ERA PRECISO TER REGISTO CRIMINAL LIMPO, mas hoje, qualquer ladrão ou assassino vai para a PSP e GNR, basta ter uma cunha, como sempre foi.
  • JG
    16 fev, 2017 Lisboa 19:11
    Em termos morais não devemos colocar todos os profissionais da PSP no mesmo saco. Não há regra sem excepção.
  • SALAZAR
    16 fev, 2017 LX 18:56
    ATÉ NA SEDE DA POLÍCIA ROUBAM. PORTUGAL É SÓ LADRÕES, BANDIDOS, CORRUPTOS E TRAIDORES POR TODO O LADO. VIVA O 25 DE ABRIL E A DEMOCRACIA DA ROUBALHEIRA. VIVA O SOARES, O ALMEIDA SANTOS, O CAVACO, O GUTERRES, O DURÃO , O SAMPAIO, O SANTANA, O SÓCRATES, O BOCA DE SAPO, O BALSEMÃO, O ESPÍRITO SANTO, O HORTA E COSTA, O MELLO, O COELHONE, O ARNAUT, E MAIS UNS MILHÕES DE BANDIDOS EM PORTUGAL. NÃO TÊM FIM. NÃO HÁ PRISÕES QUE CHEGUEM PARA TANTOS.

Destaques V+