Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Nuvem tóxica em Setúbal: 20 pessoas assistidas no hospital

16 fev, 2017 - 11:24

A fonte de emissão de enxofre está controlada e o incêndio que provocou a nuvem foi dado como extinto. Autoridades consideram que o perigo já passou.

A+ / A-

A nuvem de fumo tóxico que pairou sobre a zona de Setúbal desde terça-feira de madrugada causou 20 vítimas, quatro das quais crianças. Já todas tiveram alta do hospital, à excepção da uma de 10 anos que deu entrada no hospital de São Bernardo, esta quinta-feira de manhã.

O fogo deflagrou num armazém em Mitrena, concelho de Setúbal, e foi dado como extinto.

A nuvem tóxica terá provocado lesões oculares numa criança de 10 anos, mas, segundo o presidente do INEM, Luís Meira, o nível de concentração registado não deverá levar a lesões permanentes em nenhuma das vítimas.

"Não é expectável que daí resultem lesões permanentes", afirmou em conferência de imprensa, desta quinta-feira de manhã.

O mesmo responsável adianta que, "neste momento, não há emissão de dióxido de enxofre para a atmosfera" e que "a nuvem que se gerou foi levada para uma zona que não levanta preocupações especiais". As concentrações de dióxido de enxofre estão, assim, "abaixo dos limites legais estabelecidos" e "não há risco para a saúde humana".

Nesse sentido, deixaram de se justificar as medidas de protecção à população, anunciadas na quarta-feira e que levaram a que milhares de alunos ficassem esta quinta-feira em casa. A Câmara de Setúbal mandou encerrar todas as escolas, de todos os graus de ensino, devido à poluição provocada pelo fumo tóxico.

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) aconselhou também os habitantes da península de Setúbal a protegerem as vias respiratórias, devido a elevados níveis de dióxido de enxofre no ar, sublinhando que crianças, idosos e doentes com problemas respiratórios crónicos ou cardiovasculares não deviam sair de casa e deviam fechar as janelas.

Inicialmente, as autoridades previam que os valores da qualidade do ar normalizassem até ao final de terça-feira, mas uma mudança na direcção de vento levou para a cidade a nuvem tóxica. A alteração da qualidade do ar foi detectada em várias localidades e chegou até ao Porto.

Luís Meira não descarta a possibilidade de poderem aparecer mais reacções ao dióxido de enxofre nas próximas horas e aconselha todos quantos tenham dúvidas sobre sintomas a ligar para a Linha Saúde 24, "para obterem o acompanhamento necessário".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Tânia Dias
    16 fev, 2017 Setúbal 11:55
    Eu pergunto-me como é que estando uma nuvem de fumo tóxica a pairar no ar na região de Setúbal como é que a Câmara Municipal e Juntas de Freguesias mantêm as pessoas a trabalhar na rua,a varrer, recolha de lixo,etc.... São esforços físicos o que recomendam não fazer e quando perguntamos à Entidade Patronal o porquê de estarmos a trabalhar nestas condições ninguém sabe responder.

Destaques V+