Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Caixa. Matos Correia pondera abandonar comissão de inquérito

15 fev, 2017 - 20:37

Posição foi assumida após a maioria de esquerda ter chumbado vários requerimentos do PSD e do CDS para analisar as comunicações trocados entre o ministro das Finanças e o ex-presidente do banco público António Domingues.

A+ / A-

O presidente da comissão parlamentar de inquérito à gestão da Caixa Geral de Depósitos pondera abandonar o cargo.

José Matos Correia anunciou esta posição depois de a maioria de esquerda ter chumbado vários requerimentos do PSD e do CDS exigindo a análise das comunicações trocadas, entre o ministro das Finanças e o ex-presidente do banco público António Domingues, sobre as condições do primeiro para vir a presidir o banco público.

Tanto PSD como CDS anunciaram que estas votações eram "ilegais". A esquerda chumbou os requerimentos com o argumento de que as exigências do PSD e do CDS não se ajustavam ao âmbito da comissão.

Em declarações aos jornalistas, no final da conferência de líderes, os líderes parlamentares do PS, Carlos César, do BE, Pedro Filipe Soares, e do PCP, João Oliveira, acusaram PSD e CDS-PP de quererem utilizar a comissão de inquérito à Caixa para criar um facto político, violando a Constituição e a lei, que não permite o acesso a comunicações pessoais.

Antes do início da reunião desta quarta-feira já PS, PCP e BE rejeitavam publicamente as propostas de PSD e CDS-PP.

A comissão de inquérito à Caixa Geral de Depósitos foi imposta potestivamente pelo PSD e CDS-PP e iniciou funções em Julho de 2017. O objectivo é analisar a gestão do banco público desde o ano 2000 e todo o processo de recapitalização.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • isidoro foito
    16 fev, 2017 elvas 11:52
    só gostava que os fascistas do PSD e CDS quando DIAS LOUREIRO mentiu descaradamente no parlamento sobre o caso BPN nunca os ouvi protestar nada nem dizer que era crime , esse sim que é criminoso , fraudes, corrupção , lavagem de dinheiro etçª, tenham vergonha cambada de garotos que estão a ganhar milhares de euros á conta dos contribuintes para fazerem politica desonesta , toda a gente neste pais sabe que conversas pessoais /privadas não podem ser divulgadas a não ser em caso de crimes e com ordem judicial. ÁH já agora o senhor lobo xavier (escrevo com letra minúscula porque ele é minúsculo) é o homem que trás as fugas de informação cá para fora , e o se PRESIDENTE vai continuar com u homem destes no concelho de estado? pois já me parece a novela do cavaco que estava a ser escutado pelo governo haja vergonha e vamos para eleições para ver se esses jotinhas criam juizo
  • graciano
    15 fev, 2017 alemanha 23:00
    analisando tudo que tenho lido e ouvido a esquerda e quem os apoia sentem se no ceu donos do mundo eles tudo podem fazer e dizer a chamada direita nada pode fazer nem dizer --no caso galp futebol o 1 ministro disse era um prejuizo para o pais demitir os secretarios de estado e criaram logo uma lei para proteger os politicos neste caso do centelho era um prejuizo para o pais dimitilo pelos comentarios que vou vendo por aqui esse pais esta a regressar a 1975 -1976 e teem um problema ai e que agora nao ha general ramalho eanes francamente pensso que os psd e os cds deviam abandonar a assenbleia da republica e deixar esse governo de ilussoes governar a seu belo prazer um governo que tanto falou de aumento das reformas e depois decide pagar so em novenbro de 2017 o que devia pagar em novenbro de 2016 assim tambem eu viveria bem se so pagasse para o ano que vem aquilo que tenho que pagar hoje eu que sou um rico reformado com 300 euros recebi menos este mes do que em janeiro de 2015 e tenho que pagar o leite o acucar e o arroz mais caro esse povo ou anda a dormir ou nao sabe ver a realidade da vida
  • nelio
    15 fev, 2017 madeira 21:15
    já vais tarde.

Destaques V+