O site da Renascença usa cookies. Ao prosseguir, concorda com o seu uso. Leia mais aqui.
A+ / A-

​Sete vantagens de um aeroporto no Montijo, segundo o Governo

15 fev, 2017 - 17:23

Memorando de entendimento entre o Estado e a ANA-Aeroportos foi assinado esta quarta-feira.
A+ / A-
As vantagens de um aeroporto no Montijo, segundo o Governo
As vantagens de um aeroporto no Montijo, segundo o Governo
Veja também:

O memorando de entendimento entre o Estado português e a ANA - Aeroportos, para a expansão da capacidade aeroportuária de Lisboa, foi assinado esta quarta-feira, no aeroporto Humberto Delgado, numa cerimónia que contou com a presença do primeiro-ministro, António Costa.

De acordo com o documento, o calendário para confirmar a escolha do Montijo como aeroporto complementar de Lisboa prevê que até Novembro deste ano sejam completados os estudos ambientais, enquanto na primeira metade de 2018 serão concluídas a avaliação ambiental e a negociação contratual com a ANA.

O primeiro-ministro, António Costa, defende que o Montijo é a melhor alternativa para ampliar a capacidade aeroportuária na região de Lisboa, uma vez que a capacidade do Humberto Delgado estar quase esgotada.

O memorando de entendimento foi assinado pelo ministro do Planeamento e Infraestruturas Pedro Marques; pelo secretário de Estado da Finanças, Ricardo Mourinho Félix; pelo presidente da Vinci Airports, Nicolas Notebaert; e pelo presidente da ANA, Jorge Ponce Leão.

Sete vantagens de um aeroporto no Montijo destacadas na assinatura do memorando:

  • Permite a utilização simultânea com o aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa;
  • Um aeroporto no Montijo permitirá duplicar a capacidade para 72 movimentos por hora e 50 milhões de passageiros por ano na região de Lisboa;
  • A utilização civil da pista do Montijo é compatível com o actual uso militar por parte da Força Aérea;
  • A obra de construção é de execução rápida. Se tudo correr como esperado, as obras arrancam em 2019 e devem terminar em 2021;
  • O tempo de vida da solução Montijo-Humberto Delgado, conhecida como Portela+1, é de várias décadas até ficar esgotada;
  • O aeroporto do Montijo tem boas acessibilidades a Lisboa, nomeadamente através da Ponte Vasco da Gama e do rio Tejo.
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Petervlg
    19 fev, 2017 Trofa 13:02
    investiguem se os terrenos próximos, são de membros do PS
  • António
    17 fev, 2017 Portugal 16:45
    este tem jeito para fazer boa figura com o dinheiro dos outros. Toca a roubar.
  • JULIO
    16 fev, 2017 vila veade 13:35
    PARA SERES IGUAL AO 44 LADRÃO FALTA-TE O TGV ASIM CHEGA PARA TODOS
  • Carlos Presunça
    16 fev, 2017 Ponta Delgada 01:11
    E Alverca...!!! Alverca? Claro, boa pista, cabeceiras livres, possibilidades de aumentar pistas, enfim.....em tempos chegou a ser uma alternativa....!!
  • João Sousa
    15 fev, 2017 Amadora 22:46
    Vai ser um Montijo do caraças ! Portela está esgotado com 22 milhões/ano, portanto poderá vir a ser Montijo Portela !
  • maria
    15 fev, 2017 lx 20:50
    "O aeroporto do Montijo tem boas acessibilidades a Lisboa, nomeadamente através da Ponte Vasco da Gama e do rio Tejo." Querem ver que vão começar a chegar turistas de barco do Montijo...
  • Nekas
    15 fev, 2017 Lisboa 20:06
    Quando há coisas que são do interece nacional em vez de haver colaboração há entraves até autarquicos,as pessoas não se convencem que o mundo tem de andar para a frente.
  • Mendes
    15 fev, 2017 Porto 19:56
    Volta o regabofe xuxalista.
  • RC Victor
    15 fev, 2017 Lx 19:45
    Beja custou um monte de dinheiro e está pronto a utilizar, só necessita uma ligação ferroviária de alta velocidade que o ligaria a Lisboa (<1hora) ou a Faro (<2horas) com tempos muito convidativos; a linha do Alentejo está a menos de 10km deste Aeroporto. O problema são sempre os jogos de interesses....
  • Basta
    15 fev, 2017 Cegões 19:30
    Esta treta do aeroporto faz lembrar a construção do Alqueva.