Tempo
|
A+ / A-

​Aparições de Fátima. Sapatos e terços nas ruas de Coruche

15 fev, 2017 - 16:50 • Rosário Silva

Centenário das Aparições é lembrado de forma especial na arquidiocese de Évora.

A+ / A-

O Movimento da Mensagem de Fátima da Arquidiocese de Évora e a Câmara de Coruche organizam uma actividade de rua com uma mostra de 2.017 pares de sapatos de peregrinos devotos de Fátima e 6.051 terços oferecidos pelas crianças do concelho.

“Pensámos fazer uma iniciativa diferente que envolvesse a comunidade para além das suas paróquias”, diz o padre João Luís Silva, um dos responsáveis pela iniciativa.

A apresentação, intitulada “Nas Pegadas dos Pastorinhos”, acontece no dia 19 deste mês, a partir das 15h30, no Parque do Sorraia, em Coruche.

“A exposição vai ter início numa das ruas de Coruche onde haverá um painel com os pastorinhos”, explica o assistente diocesano do Movimento da Mensagem de Fátima. “Segue-se um percurso pedonal junto ao rio com 2.017 pares de sapatos de devotos e peregrinos de Fátima, número que alude ao ano em que estamos a celebrar este Centenário [das Aparições].”

“Quando chegarmos aos 1.917 pares de sapatos, efectuamos uma pausa para uma pequena representação sobre a aparição de Fátima”, conta o sacerdote.

Quanto aos últimos 100 pares de sapatos deste percurso pedonal, fazem alusão aos sete sacramentos da Igreja, com citações bíblicas, e relacionando-os com a vida dos pastorinhos.

A acompanhar os sapatos dos peregrinos e devotos, vão estar 6.051 terços feitos por crianças. “Se dividirmos este número por três dá 2.017, ou seja, são 2.017 terços por cada um dos pastorinhos”, explica.

Trata-se de uma exposição catequética que acontece no dia em que se celebram 11 anos que o corpo da irmã Lucia foi trasladado para a Basílica de Fátima e, precisamente, na véspera da memória litúrgica dos beatos Francisco e Jacinta Marto, celebrada a 20 de Fevereiro.

“A melhor herança que podemos deixar uns aos outros é o de uma herança feliz e quando olhamos para a vida dos três videntes, cada um ao seu jeito, eles mostram-nos esta felicidade, tendo o amor de Deus no centro da sua existência”, afirma.

O programa do próximo domingo tem início às 15h30 com a abertura da exposição “Nas Pegadas dos Pastorinhos”. Pelas 17h30, os participantes podem assistir ao documentário “Fátima no Mundo”, no auditório do pavilhão municipal e, uma hora depois, ao testemunho de Manuel Arouca sobre Fátima, “um milagre na Europa”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+