Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Benfica

Simão coloca Luisão e Ederson entre os melhores do mundo

15 fev, 2017 - 12:45 • João Fonseca

O antigo capitão do Benfica não poupar elogios à capacidade de liderança de Luisão e à qualidade técnica de Ederson.

A+ / A-

A exibição de Ederson diante do Dortmund e a marca de 500 jogos atingidos por Luisão com a camisola do Benfica, foram o mote para uma conversa com o antigo capitão e campeão pelos encarnados, Simão Sabrosa, que representou as águias durante sete temporadas.

Foi, aliás, com o antigo internacional português a capitanear a equipa da Luz que Luisão chegou ao Benfica. Simão recorda que esses eram tempos difíceis, já que os encarnados jogavam no Jamor, no estádio nacional, devido às obras no novo recinto desportivo.

O ex-benfiquista explica que se estava "num momento de mudança no clube", com a "construção do estádio" e "sem campos para treinar". Luisão entrou no balneário "com aquela voz que intimida qualquer um", destaca Simão, mas "sempre com vontade de ajudar e de trabalhar".

O brasileiro revelou desde o primeiro dia "uma presença forte e uma voz de liderança", acentuou o antigo número 20 das águias.

A braçadeira de capitão viajou de Simão para Nuno Gomes e só quando o avançado deixou o futebol é que esta se fixou no braço direito do defesa-central, até aos dias de hoje. 14 anos de conhecimento do clube e reconhecimento de todos, além dos muitos títulos conquistados. Factos suficientes para colocar o brasileiro, agora com 36 anos, como uma das principais figuras da história do clube.

"[Luisão] já está na história por tudo aquilo que conseguiu e com muito mérito. É inquestionável que merece ser capitão. Por ser responsável, por ter sempre uma palavra amiga, por ser aquele que aconselha e que mete respeito, não só no balneário, como também nos jogos. Portanto, é mais do que merecido ser o capitão e é um exemplo para todos os capitães", afirma Simão.

Todos estes motivos e a carreira ao serviço do Benfica levam Simão a concordar com a ideia de que o brasileiro deve manter-se no clube, mesmo depois de terminar a sua carreira de futebolista.

"Por tudo o que tem feito, faz todo o sentido manter o Luisão. Até por ser um exemplo por tudo o que deu ao clube", justifica o antigo capitão das águias.

Ederson é mais um brasileiro em destaque na Luz

Simão Sabrosa falou ainda sobre outro jogador do actual plantel benfiquista que está debaixo das luzes da ribalta, o guarda-redes Ederson.

O antigo capitão das águias assistiu ontem a uma "exibição fantástica", de um jogador que "conseguiu segurar a vitória" encarnada, por 1-0, diante do Dortmund, em jogo da 1ª mão dos oitavos-de-final, da Liga dos Campeões.

Ederson tem como objectivo "jogar na selecção brasileira" e no estádio da Luz estavam Taffarel e Sylvinho, elementos da "canarinha", embora o motivo para a excelente exibição "não tenha sido esse", segundo Simão.

O ex-jogador das águias considera o actual titular da baliza benfiquista como "um dos melhores do mundo" na sua posição e que no jogo de ontem "foi brilhante".

A defesa ao remate de Pulisic, desviado por Raul Jiménez, foi um dos destaques de Simão, além, claro, da "inteligente" defesa da grande penalidade, marcada por Aubameyang.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Dr Xico
    15 fev, 2017 Lisboa 14:50
    Ainda o castigo de Rui Vitória por ter dado os parabéns pelo péssimo trabalho que fizeram aos árbitros no final da Taça da liga - (15 dias). Jorje Jesus anda desde o jogo com o Benfica a dizer todas as semanas que: A TERCEIRA EQUIPA NÃO DEIXA O SCP GANHAR E OS TEM AFASTADO DO 1º LUGAR, esperamos para ver se isto não é considerado chamar ladrões e vigaristas aos homens do apito??
  • fernando
    15 fev, 2017 lisboa 13:46
    Mais um desaparecido em combate que está a tentar dar à costa! Também usado para bicos dos pés.
  • LEGIONÁRIO
    15 fev, 2017 CASCAIS 13:31
    ESTE DEVE ANDAR COM FALTA DE DINHEIRO...
  • rosinda
    15 fev, 2017 palmela 13:18
    Senhor paulino enquanto o mario centeno estiver no governo eu vou saltar fora a oposicao esta fraca! Apartir de hoje quero um novo aeroporto com o nome de luisao! O careca merece!

Destaques V+