Tempo
|
A+ / A-

revista de imprensa

Boas notícias para a economia portuguesa

15 fev, 2017 - 10:51 • André Rodrigues

Estamos a crescer acima da média dos países do euro, um tema recuperado na edição do Jornal de Negócios desta quarta-feira. Depois de um período desapontante no arranque de 2016, a economia portuguesa recuperou na segunda metade do ano, com crescimentos robustos.

A+ / A-
Revista de Imprensa de temas europeus 15-02-2017

Só entre Outubro e Novembro do ano passado, o Produto Interno Bruto avançou 1,9% quando comparado com o mesmo trimestre de 2015. O que, de acordo com o Eurostat, significa que Portugal fica acima da média da zona Euro que é de 1,7%. O gráfico publicado nas páginas do Negócios confirma que a Espanha é, de todas as economias europeias, a que apresenta melhor desempenho: um crescimento de 3%. Seguem-se Eslováquia, Chipre, Lituânia e Holanda… todos estes à frente de Portugal.

Um olhar ainda esta manhã para o Reino Unido e para o efeito do Brexit na taxa de inflação, que em Janeiro atingiu o valor mais alto desde Junho de 2014. De acordo com o jornal Público, que cita o organismo de estatísticas oficiais da Grã-Bretanha, a taxa de inflação no mês passado foi de 1,8% face a Janeiro de 2016, o nível mais elevado desde Junho de 2014. Este aumento foi também superior ao registado em Dezembro do ano passado. Nessa altura a taxa de inflação foi de 1,6% face a Dezembro de 2015.

No jornal “i”, destaque para um artigo de opinião de Carlos Zorrinho, o eurodeputado socialista que no Parlamento Europeu integrou a comissão de inquérito sobre a medição das emissões no sector automóvel. Zorrinho refere que o relatório final sobre o chamado caso Dieselgate deverá ser aprovado em breve. Só que, uma vez confrontada com os fortes indícios de fraude e manipulação de emissões, a Comissão Europeia não mandatou todos os mecanismos europeus especializados para investigar. Por outro lado, Carlos Zorrinho aponta o dedo às autoridades nacionais que em momento algum se questionaram sobre as discrepâncias entre os níveis reais de poluição nas suas cidades e aquilo que deveria acontecer num quadro de normalidade. Ou seja, em que as emissões de cada veículo correspondessem aos parâmetros para que foram licenciados.

Esta manhã, destaque ainda para o apelo do Primeiro-ministro da Estónia: ele defende o espaço único digital dentro da União Europeia. O recado chega de um dos países da União Europeia mais avançados do ponto de vista tecnológico. De acordo com o portal de tecnologia do Sapo, o Primeiro-ministro da Estónia afirma que “as quatro liberdades fundamentais dos europeus podem funcionar verdadeiramente apenas quando o continente estiver totalmente unido” e que um dos principais objectivos da União Europeia deve ser a concretização de uma conectividade física e digital que, segundo o chefe do governo de Tallinn, é do interesse de toda a EU. O Primeiro-ministro da Estónia acredita que, deste modo, os estados-membros podem beneficiar do mercado comum e do aumento de segurança dos seus cidadãos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+