Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cinema

Fantasporto 2017. 200 horas do "cinema dos nossos tempos"

14 fev, 2017 - 18:39

Programa da 37.ª edição do festival portuense vai da Albânia ao Egipto. E há 55 produções portuguesas.

A+ / A-

O festival internacional de cinema Fantasporto vai exibir quase 200 horas de filmes e 55 produções portuguesas durante a 37.ª edição, que decorre entre segunda-feira e 5 de Março no Teatro Municipal Rivoli, anunciou esta terça-feira a organização.

Esta edição do festival tem como foco "o cinema dos nossos tempos" e vai incluir retrospectivas de cinema fantástico argentino e oriental, sendo uma das "melhores programações de sempre", tanto que, com este material, podiam-se "fazer quatro edições com qualidade", referiu o director Mário Dorminsky, em conferência de imprensa, no Porto.

Por seu lado, a directora Beatriz Pacheco Pereira referiu o trabalho desenvolvido pelo festival "em prol do cinema português", dando como exemplo o 4.º Encontro de Escolas de Cinema e a colaboração com nove universidades e instituições vocacionadas para o estudo do cinema.

De acordo com a organização, os novos filmes abordam "o modo como o real de hoje afecta" as pessoas: "Bloodlands" (Steven Kastrissios, Albânia) destaca a questão da guerra, "The Citizen" (Roland Vranik, Hungria) mostra o drama dos migrantes, "Sins of the Flesh" (Khaled El Hagar, Egipto) aborda a realidade das mulheres muçulmanas enquanto "Lines" retrata a realidade económica na Europa.

Segundo os organizadores, vão estar presentes os realizadores Liam Gavin ("A Dark Song"), Sanghak Lee ("Asphalt") e Steven Kastrissios ("Bloodlands").

O festival espera também a realizadora do filme "Dearest Sister", Mattie Do, e Ate de Jong, com "Love is Ticker Than Water", destacado para receber o prémio de carreira de 2017.

Na sequência da já anunciada parceria com a TV Globo, vão estar no festival as actrizes Mariana Ximenes ("Super Max"), Marina Ruy Barbosa ("Amorteamo") e a argumentista Gloria Perez, esta para apresentar 'Dupla Identidade'.

O Fantasporto inicia-se, na próxima segunda-feira, com "The Swordsman of All Swordsmen", do realizador Joseph Kuo, e "Malditos Sean", de Fábian Forte, no âmbito do Pré-Fantas.

A secção competitiva, que em 2016 consagrou "The Lure", da polaca Agnieszka Smoczynska, abre no dia 24 de Fevereiro com o filme "The Age of Shadows", de Jee-woon Kim.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+