Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Movimento "Stop eutanásia" pede mais debate e critica anteprojecto do BE

14 fev, 2017 - 15:09

O facto de o anteprojecto prever a eutanásia em “espaços públicos, sociais e privados”, “exige que se aprofunde o debate” se faça um “verdadeiro esclarecimento dos portugueses”.

A+ / A-

O movimento cívico “Stop eutanásia” classifica como prematura a iniciativa do Bloco de Esquerda (BE) sobre a morte assistida. O BE apresenta um na quarta-feira um anteprojecto, e defendeu mais tempo para o debate do tema.

Em comunicado, o movimento que entregou uma petição a 25 de Janeiro considera “prematura a discussão” no Parlamento de qualquer diploma “sem que se tenha esgotado um tempo amplo de debate, esclarecimento e reflexão na sociedade portuguesa”.

O facto de o anteprojecto prever a eutanásia em “espaços públicos, sociais e privados”, como admitiu o ex-deputado do BE João Semedo, “exige que se aprofunde o debate” se faça um “verdadeiro esclarecimento dos portugueses”, segundo o texto do comunicado.

Este movimento defende iniciativas que, alegam, “reafirmem e ampliem os direitos das pessoas e das suas famílias aos cuidados em fim de vida” e apela à discussão do tema da petição no Parlamento.

A Assembleia da República deverá discutir o tema da morte assistida ainda este ano, dado o Bloco de Esquerda, “Os Verdes” e PAN (Pessoas-Animais Natureza) já anunciaram a intenção de apresentar projectos de lei.

O Bloco será o primeiro a apresentar um anteprojecto de lei na quarta-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Lopes
    15 fev, 2017 Viseu 20:32
    A eutanásia e o suicídio assistido são diferentes formas de matar. Os médicos e os enfermeiros existem para defender a vida, não para matar nem serem cúmplices do crime de outros.

Destaques V+