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Partilhar aeroporto do Montijo com militares é "constrangimento”, dizem pilotos

14 fev, 2017 - 13:06

Os pilotos comentam assim a possibilidade de partilhar o aeroporto do Montijo com a Força Aerea, mas dizem que há soluções.

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O presidente do SPAC disse esta terça-feira, num comentário à possibilidade de uma operação mista no novo aeroporto, que a partilha de espaço aéreo com militares é “sempre um constrangimento”, mas que há soluções.

Questionado sobre a possibilidade de aviões civis partilharem o espaço com aparelhos militares num possível aeroporto no Montijo, David Paes referiu que é “sempre um constrangimento partilhar o espaço aéreo com uma actividade militar”.

“Mas há soluções para isso e têm que ser desenhadas. Há interesse é que sejam colocadas logo no momento de projecto para que se possa, de forma planeada, acautelar essa situação”, disse o dirigente do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC).

À margem da 1.ª conferência da SPAC, em Lisboa, David Paes, afirmou aos jornalistas a confiança em que todos os aspectos técnicos e de segurança serão acautelados.

“Há ainda um longo percurso para se fazer. Estamos nos estudos preliminares e é importante ter a noção de que requisito é preenchido com a solução de um novo aeroporto e que respostas são dadas”, disse.

Está previsto para esta quarta-feira a assinatura de um memorando entre a Ana Aeroportos de Portugal, gerida pela VINCI Airports, e o Governo, no qual “se compromete a estudar aprofundadamente a solução Montijo para aumentar a capacidade do Aeroporto Humberto Delgado”, segundo a empresa.

Comentários
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  • Executivo
    14 abr, 2017 Algés 11:53
    O Aeródromo do Figo Maduro (AT1) simplesmente já deveria ter sido encerrado, não é mais que uma extensão do Montijo. Serve para os políticos não atravessarem a ponte Vasco da Gama e por outro lado ajuda o pessoal destacado em Lisboa (AT1) com ajudas de custo. Ah, para não falar na penalização dos aviões (mais ciclos e aterragens) que descolam do Montijo para virem para Lisboa, e depois queixam-se que não há dinheiro para a manutenção dos ditos. O Aeroporto Humberto Delgado dito internacional, peca por escassez de stands para posicionamento de aviões, os homens de negócios têm grande dificuldade em vir a LIS fazerem negócios, uma vez que são limitados no tempo em que têm que fazer reuniões e o aeroporto de LIS não lhes permitem posicionamentos conforme as necessidades dos clientes. Portanto o AT1 já deveria ter há muito tempo, dado lugar a interesses que favoreçam a economia em vez de manterem oficiais nos comandos e outros graduados, sempre é mais um comandante, um sub-comandante, etc, etc,.......
  • Tareco
    14 fev, 2017 Mil Fontes 19:18
    Já lá vão quarenta anos em que Portugal se tornou numa salganhada.
  • POPULISTAS FALSOS
    14 fev, 2017 Lx 15:03
    Mas não foi feito um aeroporto em Beja no tempo do pantomineiro e bandalho do Sócrates? Foram gastos balúrdios nesse aeroporto e para que serve kamaradas? Tanto dinheiro se esbanja neste sítio mal frequentado em que se tornou Portugal com este bando de pantomineiros e vendedores da banha da cobra que nos desgovernam...Haja paciência.
  • Ernesto
    14 fev, 2017 Lisboa 14:46
    Sabem a onde fica o aeroporto militar de Figo Maduro ? Se sabem qual é razão que o do Montijo não possa ser nas mesmas condições do de Figo Maduro.
  • GURU
    14 fev, 2017 Lisboa 13:16
    A Força Aerea que use a base de Sintra

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