Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Incêndio. Empresa de Setúbal acciona plano para eliminar nuvem tóxica

14 fev, 2017 - 10:48

Fogo na Sapec está controlado, nas rescaldo vai prolongar-se por dias. Chamas feriram cinco bombeiros e obrigaram ao fecho das escolas.

A+ / A-

O incêndio que deflagrou num dos armazéns da fábrica da Sapec, na Mitrena, Setúbal, está controlado desde as 7h00. A “grande prioridade” da empresa é a eliminação da nuvem de fumo tóxica, que pode provocar reacções irritantes ou outras sintomas ligeiros, como náuseas.

“Espera-se que a situação esteja completamente resolvida dentro das próximas horas”, revela uma nota da empresa enviada à redacção da Renascença.

A empresa confirma que o fogo teve início pelas 3h00 num armazém de produtos de enxofre, “tendo a brigada interna de intervenção actuado imediatamente e accionado todos os mecanismos de segurança”. Os Bombeiros Sapadores de Setúbal acorreram ao local, acompanhados da GNR e do INEM.

“A Sapec lamenta o sucedido e agradece a colaboração de todas as entidades que estão a contribuir para a boa resolução deste incidente”, remata a mesma nota.

O director-geral da empresa, João Martins, admitiu que o armazém ficou completamente destruído, mas garantiu que a laboração da fábrica não foi afectada e prossegue normalmente.

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, lamentou a ocorrência do incêndio numa das maiores empresas da região, mas congratulou-se com o facto de a empresa não ter interrompido a laboração e prosseguir a sua actividade normalmente.

Cinco feridos ligeiros

O incêndio está controlado, mas as operações de rescaldo deverão prolongar-se por vários dias, disse o coordenador da Protecção Civil Municipal de Setúbal.

José Luís Bucho acrescentou que “ainda não foi possível entrar no armazém, que tem uma estrutura em ferro que ameaça ruir e que só depois de haver condições de segurança é que se podem iniciar aí as operações de rescaldo".

"Durante o combate ao incêndio, cinco bombeiros sofreram queimaduras ligeiras, mas nenhum caso inspira cuidados", adiantou.

Por precaução, a Protecção Civil recomendou a suspensão das actividades nas escolas primárias e jardins-de-infância do Faralhão e Praias do Sado, na Escola Profissional e no Instituto Politécnico. As freguesia estão a dar indicações sobre os procedimentos a tomar por causa da nuvem de gases de combustão produzidos pelo incêndio.

“No caso de alguém se sentir com a garganta irritada, ardor nos olhos ou com qualquer irritação na pele, deve ligar para o 112 e dizer a zona onde reside e os sintomas que tem. Seguramente será socorrido pelo INEM”, apelou.

A Protecção Civil chegou a apelar à população das localidades de Praias-do-Sado e Faralhão para não saírem de casa e para calafetar portas e janelas até que desapareça a nuvem de fumo provocada pelo incêndio.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • mariana coimbra
    14 fev, 2017 18:01
    atenção não é na fábrica de adubos SOPAC o incêndio, essa fica junto das instalações da Sapec onde a explosão aconteceu ai sim nessas instalações é que aconteceu o acidente
  • rosinda
    14 fev, 2017 palmela 12:57
    O vento esta a favor a nuvem e enorme estamos a ficar tapados com ela ! Da bem para sentir o cheiro aqui!
  • rosinda
    14 fev, 2017 palmela 12:49
    A senhora deputada dos eucaliptos vai la e assopra para eleminar a nuvem!
  • Sandra
    14 fev, 2017 Setúbal 11:33
    "Só" falta esclarecer a informação dada no título... como é que pensam eliminar a nuvem?

Destaques V+